Ação para prevenir câncer de próstata deixa azul o Cristo de Sertãozinho

Ação para prevenir câncer de próstata deixa azul o Cristo de Sertãozinho
Cristo azul orienta os homens a procurarem o médico para prevenir o câncer de próstata [Foto: Luciano André / O Pinga Fogo]

03/11/2017

A campanha “novembro azul” está iluminando de azul o Cristo de Sertãozinho. A ação tem o objetivo de orientar os homens a procurarem o médico para prevenir o câncer de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde realizará uma programação especial durante todo o mês, contemplando as Unidades Básicas de Saúde com orientações e reforço na coleta de exames de sangue para homens a partir de 45 anos.

“Com o apoio da Secretaria de Administração, também estamos fazendo um levantamento da faixa etária dos funcionários da Prefeitura, que já se encontram com indicação para iniciar os exames preventivos. Com isso, poderemos promover ações específicas para os servidores colocarem a saúde em dia, dando nosso exemplo para o restante da população”, pontua o secretário da pasta, Fabrício de Freitas Fonseca.

Atualmente, a rede municipal de saúde conta com três médicos urologistas (especialistas na área), realizando cerca de 300 exames preventivos por mês; no ano de 2016, a média era de 231 exames/mês.

“Assim como percebemos no tocante à prevenção do câncer de mama nas mulheres, verificamos que os homens estão mais atentos a sua saúde, estão vencendo o tabu de realizar o exame de toque, que é fundamental para identificar alguma alteração na próstata. Daí o aumento de 30% na realização desse exame, em relação à média do ano passado”, comenta a diretora de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Thianna Dherê Braz.

A doença, em seu início, não apresenta sintoma, por isso, é de suma importância a conscientização na realização de exames de toque e de sangue periódicos.

“O exame de sangue não substitui o de toque, visto que, muitas vezes, a doença não é detectada a partir do sangue; assim, os exames são complementares e devem ser realizados anualmente. Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar da saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso, na maioria das vezes, a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer”, reforça a diretora de Enfermagem.

Os sintomas mais comuns só aparecem na fase avançada da doença: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores. Nesses casos, os pacientes são referenciados com prioridade para atendimento especializado.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •