Alcino, Gerson e Maria: se você, leitor, trabalhasse na Câmara de Sertãozinho, certamente precisaria do auxílio desse trio imbatível

Alcino, Gerson e Maria: se você, leitor, trabalhasse na Câmara de Sertãozinho, certamente precisaria do auxílio desse trio imbatível
Da esquerda para direita – Alcino, Maria e Gerson. Precisou? Eles “salvam” os servidores da Câmara Municipal de Sertãozinho quando o assunto é Tecnologia

22/03/2019

Aqui, na Câmara Municipal de Sertãozinho, as situações são mais ou menos assim: “deu um probleminha na impressora e aí?”, a resposta é “chama a Maria”. “A internet está oscilando um pouco hoje, aconteceu algo?”, alguém fala: “já ligou para o Alcino e viu com ele?”, e “o Gerson? Está aí em seu gabinete?”, a voz do outro lado da linha telefônica, certamente, dirá: “está aqui, mas daqui a pouco ele vai aí ver sua máquina também”.

Maria, Alcino e Gerson são, na verdade, Maria Aparecida Herrera dos Anjos, Alcino Silva e Gerson Paulo Torres. Os três formam os profissionais que atuam no setor de Tecnologia da Informação, ou simplesmente “TI” da Câmara Municipal.

O setor de TI, como é carinhosamente chamado, é o responsável por atender todas as necessidades do Poder Legislativo, no que diz respeito à execução das atividades legislativas e administrativas, realizadas pelos gabinetes de vereadores e departamentos, através dos Sistemas de Informação e demais softwares utilizados diariamente.

“Dentre os principais serviços realizados pelo setor, podemos citar o gerenciamento dos servidores de rede (interna e externa) relacionado à navegação na internet pelos computadores conectados via cabo e também pelos dispositivos móveis, por meio de Wifi; gerenciamento da telefonia e de controle de ponto e acompanhamento dos sistemas internos (web Câmara e web Gabinete), onde são inseridas as informações legislativas, desde o seu protocolo, por meio das assessorias de gabinete, passando pela tramitação nas sessões até a sua publicação na internet, após aprovação em plenário”, explicou Alcino Silva, que exerce a função de Programador.

Além disso, também são atribuições desse setor: auxiliar as áreas de Contabilidade, Recursos Humanos, Compras, Almoxarifado, Contratos e Licitações, Controle de Ponto, Central Telefônica, Sistema de Segurança via circuito de CFTV das câmeras de monitoramento internas e externas, com programas específicos para cada um desses departamentos.

“Diariamente, o TI dá suporte aos usuários no sentido de sanar dúvidas, dificuldades e demais necessidades, utilizar equipamentos como, por exemplo, configurar impressoras, instalação e operação dos sistemas, uso de softwares e internet”, afirmou Maria.

E o servidor Gerson completou: “realizamos também publicações no Diário Oficial do Estado, controlamos o remanejamento, distribuição ou substituição dos equipamentos ou acessórios e, ainda, realizamos ou encaminhamos manutenções de equipamentos”.

Trajetórias profissionais
Alcino Silva atualmente é coordenador de Tecnologia da Informação e supervisor de equipe da Comissão de Controladoria Interna da Câmara Municipal.
Há 32 anos nessa área, ele está na Câmara desde 1991. É Bacharel em Análise de Sistemas, pela Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP (1993); tem Pós- graduação em Redes de Computadores e Internet, e MBA em Gestão Pública. Possui, ainda, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

Maria Aparecida Herrera dos Anjos é Digitadora há mais de 28 anos e possui Curso Superior de Gestão de Empresas, pela FATEC – Sertãozinho.

Gerson Paulo Torres está há 4 anos na Casa de Leis, trabalhando na função de Suporte Técnico. Além de membro da equipe de apoio da Comissão de Licitações, é graduando no Curso Superior de Ciências da Computação pela Estácio de Ribeirão Preto.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •