Com distanciamento social, alunos da rede municipal realizam atividades pedagógicas de casa

Com distanciamento social, alunos da rede municipal realizam atividades pedagógicas de casa
Foto: Divulgação

Diretores e professores criaram grupos de WhatsApp para tirar dúvidas e passar atividades; aulas presenciais estão suspensas até 26 de abril

 

28/03/2020

Desde o dia 23 de março, as 108 escolas da rede municipal de ensino aderiram à modalidade de educação remota para garantir que os alunos continuem estudando e mantenham o desenvolvimento das atividades pedagógicas programadas.

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu as aulas presenciais até o dia 26 de abril devido ao Decreto nº 76, que prevê a suspensão dos serviços que não sejam essenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus COVID-19.

Na semana anterior à suspensão, os docentes receberam o apoio dos profissionais de suporte pedagógico do Centro Educacional Paulo Freire, que elaboraram planos de aula, auxiliando os professores na organização de esquemas e planejamento das atividades. Além disso, as escolas forneceram materiais e sugestões de diversas práticas para que os alunos façam de casa. O Centro é um espaço da Secretaria da Educação voltado à formação continuada dos educadores.

“Vivemos um momento delicado e unimos forças com diretores e professores, tanto para proteger nossos alunos, quanto para oferecer alternativas neste período de isolamento social. Em pouco tempo percebemos o comprometimento de todos os profissionais da rede municipal para tornar este período o mais produtivo possível”, afirmou o chefe da Pasta, Felipe Elias Miguel.

A Secretaria Municipal da Educação emitiu, antes da suspensão, um comunicado em vídeo com orientações aos pais sobre o período de suspensão das atividades presenciais. O contato poderá ser realizado por telefone ou e-mail da unidade escolar em que a criança está matriculada.

Educação Infantil

No CEI Alaor Galvão César, a diretora Ana Paula Vendite Felício afirma que 100% das famílias das 170 crianças aderiram aos grupos de WhatsApp e participam de todas as atividades propostas. No último dia de aula presencial, os pais receberam um kit com materiais e orientações de como fazer cada tarefa, além de receita de como fazer massinha e tinta comestíveis.

“As professoras ficam online das 10h às 15h todos os dias, em esquema de revezamento, para atender as famílias e tirar todas as dúvidas que surgirem. O resultado está sendo extremamente positivo, pois as mães fazem todas as atividades propostas e compartilham conosco tudo o que é feito. Estamos estudando, inclusive, permanecer com os grupos após a normalização das aulas”, afirmou.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, os estudantes receberam livros e os cronogramas de atividade no último dia de aula. De acordo com Daniele Coimbra, diretora da EMEF Paulo Freire, pelo menos 80% dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental já participam dos grupos de WhatsApp, onde são passados os conteúdos e explicação de exercícios, e cerca de 70% dos anos iniciais. Ao todo, são 930 estudantes e 32 turmas.

Para garantir a adesão de todos, a escola tem utilizado as redes sociais para divulgar o comunicado oficial das “salas de aula online” e assegurar que todos participem. Os professores, por sua vez, têm apostado na criatividade para manter a garotada ocupada durante o período de distanciamento social.

“Nossos professores elaboraram um cronograma diário para que os alunos tenham atividades todos os dias no período em que estariam na escola. Começamos segunda-feira e notamos avanços muito legais, como o professor de Matemática, que se filma fazendo os exercícios em uma lousa e a professora de Artes, que pediu que os alunos confeccionassem instrumentos musicais com o que tivessem em casa”, relata.

Os docentes, explica a diretora, ficam disponíveis no WhatsApp durante todo o período de aula para tirar dúvidas. Para um bom convívio online, uma regra foi criada: não pode criticar a pergunta do colega. As atividades realizadas em casa deverão ser entregues pessoalmente, quando as aulas presenciais retornarem.

“Num momento emergencial, nossos educadores têm criado tanta coisa, tido ideias para utilizar as ferramentas caseiras de maneira simples e com resultados tão bacanas. O mais importante é que percebemos que as atividades ajudam a criar uma rotina e tornar o período de isolamento mais fácil”, concluiu Daniele.


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