Conheça as principais curiosidades e as antigas regras do futebol

Conheça as principais curiosidades e as antigas regras do futebol

14/05/2019

1- VAR, o árbitro assistente de vídeo
Os lances mais visados pelo VAR são os de impedimentos e pênaltis. O impedimento faz parte das regras do futebol desde 8 de dezembro de 1963, quando foi criado o regulamento do futebol e fundada a primeira entidade deste esporte, o Football Association na Inglaterra. Já o pênalti passou a fazer parte das regras do futebol a partir de 1891, por indicação do goleiro irlandês Willian Mc Crun. A solicitação foi aceita pela International Board. Antes disso as faltas eram cobradas onde era cometidas e com permissão de barreiras.

Nota
A International Board, fiada à FIFA, é a única entidade que pode aceitar indicação ou modificar as regras do futebol.

2- No Brasil, a partida oficial que acabou com maior número de gol para cada lado foi Santos 7 x 6 Palmeiras, pelo Torneio Rio São Paulo de 1958, no Pacaembu. Marcaram para o Santos: Pepe (3), Pagão (2), Dorival (1) e Pelé (1); e para o Palmeiras: Urias (2), Mazola (2), Nando (1) e Paulinho (1).

Nota:
As 40 minutos do segundo tempo o Palmeiras vencia por 6 a 5. Mas aos cinco finais, Pepe, com dois gols, concretizou a vitória Santista.

3- Vampeta, ex-volante do Flamengo e do Corinthians, tem um recorde como jogador que não causa inveja a ninguém. Ele foi tri-rebaixado em divisões pelo Corinthians, Brasiliense, e Juventus-SP. E ainda em 2007 foi rebaixado para a segunda divisão paulista como diretor do Audax Osasco.

4- O ex-atacante Bita, conhecido também como "Homem do Rifle", é o maior artilheiro da história do Náutico, de Recife, com 221 gols em 319 jogos entre 1962 e 1971. Seu maior feito foi em 1967, quando pela Taça do Brasil marcou quatro gols na vitória sobre o Santos de Pelé, por 5 a 3.

5- Clubes brasileiros que mudaram de nome por causa da segunda guerra mundial:
Palmeiras e Cruzeiro se chamavam Palestra Itália até 1942. Tiveram que mudar antes mesmo de o Brasil lutar contra os italianos na segunda guerra. Mas houve também os casos do Jabaquara, de Santos, que se chamava Espanha, país em que na época era chamado de simpatizante do fascismo, e do Sport Clube Pinheiros-SP, que disputava o campeonato Paulista com nome de Germânia.

6- Pelé é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira com 95 gols marcados em 114 jogos. O Rei do Futebol estreou na Seleção Brasileira aos 16 anos, oito meses e 14 dias. Foi em 7 de julho de 1957 no Maracanã em jogo amistoso Brasil 2 x 1 Argentina, tornando-se o jogador mais jovem a vestir a camisa do Canarinho. Nesse dia marcou também seu gol pela seleção.

8- O boleiro que marcou mais gols em uma única partida pela Seleção Brasileira foi o atacante Airton Baptista, também conhecido como Airlton Beleza. Foi em 28 de abril de 1973 no jogo Brasil 10 x 0 Estados Unidos pelo Pan Americano. Ele balançou sete vezes as redes.

9- Roberto Rivelino, um dos grandes craques do futebol brasileiro e exímio cobrador de faltas, não gostava de bater pênaltis. Em quase 20 anos de carreira, ele cobrou apenas três e errou um deles. Como nos treinos perdia duas em cada 3 cobranças, preferia não se arriscar na hora dos jogos, inclusive em 1976, seu Fluminense perdeu a vaga para a final do Campeonato Brasileiro para seu ex-time Corinthians. Nos pênaltis, Rivelino não bateu nenhum das cinco cobranças.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •