Educados e simpáticos, os telefonistas da Câmara Municipal auxiliam na comunicação entre cidadãos e servidores do Legislativo

Educados e simpáticos, os telefonistas da Câmara Municipal auxiliam na comunicação entre cidadãos e servidores do Legislativo
Da esquerda para direita: Ana Paula, Érika, Tarlá e Filipe: os telefonistas da Câmara [Foto: Divulgação]

08/05/2019

Quando o cientista Alexander Graham Bell criou o telefone, ainda no século XIX, provavelmente, não imaginava o sucesso que esse equipamento faria séculos depois.

Atualmente, os telefones, especialmente os móveis realizam inúmeras ações que fica até difícil de contabilizá-las, já que eles também “navegam” na internet, registram fotografias, produzem vídeos e por aí vai...

É provável, também, que cientista não imaginava que esse instrumento seria um elo importante na comunicação, ajudando a “encurtar” as distâncias, principalmente associado ao uso de imagens e vídeos. As famosas transmissões e o compartilhamento de fotos que vemos hoje aos montes.

No caso da Câmara Municipal de Sertãozinho, o telefone é uma “mão na roda”, já que acaba sendo uma forma rápida da população ter acesso aos vereadores e servidores da Casa de Leis, além de outros canais de comunicação.

Assim, a Câmara conta com quatro funcionários que realizam esse trabalho. Os telefonistas atendem e efetuam ligações internas e externas estabelecendo a comunicação do cidadão junto ao Legislativo, e o inverso também. Ou seja, eles promovem as chamadas internas solicitadas pelos gabinetes e departamentos.

Atualmente, o quadro de servidores deste setor é formado por Ana Paula Nardin, que está na Casa desde 2016, Érika Junqueira da Fonseca, Filipe Dourado Ramos e Vanderlei Tarlá. Os três últimos funcionários estão na função desde 2015.

Somente a título de curiosidade, de acordo com dados dos telefonistas, o setor registrou uma média de 3600 ligações, entre chamadas recebidas e realizadas. “Esses números são de março, mas há períodos que os números variam para mais ou para menos. O mais importante do trabalho que realizamos é a, literalmente, ligação do cidadão com os demais setores da Câmara”, comentou Érika, seguida da concordância dos demais funcionários do setor.

Conheça mais sobre a história do telefone

Segundo consta, a invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental, para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que têm conceitos estruturais muito semelhantes.

Assim, Graham Bell percebeu a possibilidade de transmitir mais de uma mensagem ao longo do mesmo fio de uma só vez na concepção de "telégrafo múltiplo". Esse não era um conceito novo. Outros tentaram, mas foi o norte-americano quem conseguiu esse progresso e utilizou a eletricidade para conduzir a voz humana.

As experiências foram apoiadas por um auxiliar, Thomas Watson, o primeiro a ouvir uma voz humana pelo dispositivo denominado telefone em junho de 1875.

As pesquisas posteriores tinham como objetivo o desenvolvimento de uma membrana para transformar o som em corrente e reproduzi-lo novamente no outro lado.

O sucesso foi marcado em 10 de março de 1876. No ano seguinte, Graham Bell fundou a Companhia Telefônica Bell, que tornou-se, posteriormente, a American Telephone & Telegraph, a maior companhia telefônica do mundo.

No Dia 10 de março é comemorado o Dia do Telefone. A data faz referência ao registro da primeira patente realizada por Graham Bell. Vale frisar que, as informações desse tópico foram retiradas do site www.todamateria.com.br.

A propósito, você tem anotado aí em sua agendinha o telefone da Câmara Municipal de Sertãozinho? Se a resposta for não, tome nota: 3946 9600.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •