Implantação do bilhete eletrônico no transporte de Sertãozinho trará praticidade e segurança

Implantação do bilhete eletrônico no transporte de Sertãozinho trará praticidade e segurança
Novo sistema de transporte público não terá cobrador. Bilhete eletrônico irá substituir o uso de dinheiro dentro dos ônibus [Foto: Ana C. Fantin]

15/02/2019

O novo sistema de transporte público urbano de Sertãozinho entrará em funcionamento no dia 10 de março. E uma das muitas novidades é o Bilhete Eletrônico. O acesso aos ônibus será através de um cartão magnético que deverá ser previamente carregado com créditos em reais.

“O cartão traz praticidade, segurança e conforto para o usuário do transporte público, pois, ao realizar a carga de créditos no cartão, a pessoa não precisa se preocupar em levar o dinheiro da passagem”, explica a chefe da Seção de Transportes Coletivos e Credenciados de Sertãozinho, Marister Rodrigues Godinho Lopes.

Outra vantagem será a possibilidade de fazer a integração entre linhas sequenciais no período de duas horas, pagando apenas uma tarifa. Para ficar mais claro, Marister exemplifica: “o usuário que resida em Cruz das Posses e queira se deslocar à Cohab III, poderá desembarcar no Terminal Urbano e prosseguir viagem num outro ônibus para chegar ao seu destino, pagando apenas uma tarifa.

Um outro exemplo é a pessoa que mora na Vila Áurea e precisa ir até o Centro de Saúde II, no bairro São João. Ela vai fazer a integração no terminal urbano e pode aproveitar que está no Centro da cidade para resolver alguma questão antes de prosseguir viagem. Então, o Bilhete Eletrônico, além da economia que vai proporcionar ao usuário, ao permitir a integração, vai gerar também otimização de tempo”, complementa.

O cartão de transporte está sendo feito desde setembro de 2018, no Terminal Urbano. O serviço, que é gratuito, está sendo realizado por categorias, para evitar aglomerações. Atualmente estão sendo feitos os cartões para idosos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 à 11h30, e aos sábados, das 8h às 11h; e também os cartões para a categoria Escolar, com 100% de gratuidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 à 16h30, e aos sábados das 8h às 11h. Os cartões na categoria Escolar 50% passarão a ser feitos a partir do dia 20 de fevereiro, e para a população em geral, a partir do dia 1º de março.

Confira abaixo quais os documentos necessários para fazer o cartão de transporte. É preciso levar documentos originais e uma cópia simples de cada um:

Aposentados:
Documento com foto
Comprovante de residência no nome da própria pessoa
Certidão de casamento (caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge)
Carteira de aposentado

Idosos:
Documento com foto
Comprovante de residência no nome da própria pessoa
Certidão de casamento (caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge)

Especial (Pessoas com deficiência)
Documento com foto
Comprovante de residência no nome da própria pessoa
Documento que comprove a deficiência
Será emitido encaminhamento para perícia médica. Após a perícia, o usuário deve retornar ao Terminal Urbano para finalizar o cartão.

Estudantes
RG ou certidão de nascimento do aluno
CPF do aluno
RG e CPF do responsável
Comprovante de endereço em nome do responsável
Comprovante de matrícula com o número do RA

População em geral (que paga o valor integral da passagem)
Documento com foto
Comprovante de residência em nome da pessoa

O cartão fica pronto na hora, exceto para a categoria Especial, que necessita de perícia médica antes da emissão do cartão.

O carregamento de créditos poderá ser feito no Terminal Urbano de Sertãozinho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h. Lembrando que, a população deverá se programar para fazer seus cartões e realizar as recargas antes da implantação do novo sistema, no dia 10 de março.
O Terminal Urbano de Sertãozinho fica localizado na rua Sebastião Sampaio, 1.051 - Centro. O telefone é 3524-2675.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •