Mais uma Tragédia no Trânsito

Mais uma Tragédia no Trânsito

19/12/2018

Toda nossa região tomou conhecimento através do noticiário jornalístico e televisivo, de mais uma tragédia no trânsito que ocorreu no último fim de semana, sendo desta vez, na rodovia que liga as cidades de Altinópolis a Batatais, em que um acidente de trânsito que envolveu três veículos, ceifou a vida de seis pessoas, sendo quatro de uma mesma família (casal e duas filhas) que estavam em um veículo Fiat Uno e mais um jovem que estava no mesmo carro, além de uma senhora que dirigia outro carro Chevrolet Prisma e que, segundo a reportagem noticiada na TV BAND, esse veículo ao invadir a pista contrária veio a colidir com uma carreta que tombou sobre o Fiat Uno que estava no acostamento.

Trata-se de uma verdadeira tragédia, que não tem como não mexer com o sentimento das pessoas que tomam conhecimento de um acidente dessa proporção, que ceifa a vida de seis pessoas de uma só vez.

Com isso a gente se põe a pensar, será que nunca vamos todos nos conscientizarmos dos cuidados indispensáveis no trânsito para se evitar os acidentes. Cuja conscientização vale para todos nós, condutores de veículos, seja nas cidades, ou seja nas rodovias.

Digo isso, porque na verdade, pra acontecer um acidente de trânsito, sabe-se que, exceto um problema inesperado no veículo, via de regra, é sempre o condutor que dá causa ao acidente, seja sozinho ou envolvendo o seu veículo com outro.

E isto por imprudência, negligência ou imperícia, ou por não ter se conscientizado da grande importância do uso do critério da direção defensiva ou da previsibilidade do perigo ao dirigir.

Critérios esses que são fundamentais, principalmente, em situações adversas como pista molhada e escorregadia por causa de chuvas, neblina, cerração, fumaça, cujos fatores prejudicam muitíssimo a visibilidade do condutor, além de outros mais que possam existir.

Portanto, no trágico acidente que ora me reporto, segundo foi noticiado, chovia e a pista estava molhada e o acidente ocorreu porque o carro Prisma dirigido por uma senhora, que também infelizmente faleceu, ao ir de encontro com um caminhão tipo carreta e bater contra esta que vinha em sentido contrário, e carregada com uma enorme carga de grandes rolos de arame, fez com que o motorista desta ao tentar desviar do carro prisma, provocasse o tombamento da carreta sobre o Fiat Uno com seis pessoas, o qual estava no acostamento esperando a oportunidade para acessar a pista.

Assim é que, perderam a vida cinco pessoas das seis que estavam no Uno, e saído com vida uma moça de quinze anos. E, do prisma a morte da senhora que o dirigia, num total de seis pessoas mortas.

Portanto, o que se verifica é que as grandes tragédias no trânsito continuam por todos os lados, e não se conseguiu até hoje se fazer com que isto não aconteça mais. E o que se vê é a continuidade de acidentes graves com perdas de vidas preciosas por todo o país e que está se tornando rotina já há muito tempo.

Conforme mencionei também acima, existem os critérios pra se evitar acidentes quando estes são seguidos, mas infelizmente, tais critérios não têm sido levado em conta e, por isso, reiteradamente, os acidentes com mortes continuam acontecendo.

Enfim, na minha opinião, se todos nós condutores de veículos não tivermos sempre a conscientização dos critérios que devemos rigorosamente seguirmos ao dirigir, qual seja, prudência, atenção, perícia, direção defensiva e previsibilidade do perigo de acidente no trânsito, principalmente, nas adversidades, que parece que é o que ocorreu nesse acidente, estaremos sempre correndo grandes riscos de nos envolvermos em acidentes.

Aproveito da oportunidade pra desejar a todos os leitores, um Feliz Natal, e que Deus proteja a todos!

 

Eduardo Antônio Maggio é advogado, foi diretor de várias Ciretrans no estado de São Paulo e é autor do “Manual de Infrações, Multas de Trânsito e seus Recursos”, Editora Mundo Jurídico.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •