Missas de cinzas marcam o início da Quaresma nas igrejas de Sertãozinho

Missas de cinzas marcam o início da Quaresma nas igrejas de Sertãozinho
Padre Washington celebra a missa de cinzas na quase paróquia São Francisco de Assis [Foto: Luciano André / O Pinga Fogo – arquivo]

A Igreja Católica inicia, nesta quarta-feira (10), o tempo da Quaresma, que é a preparação para a celebração da Páscoa - maior festa do cristianismo - que será comemorada no dia 27 de março. Acontecerão missas de cinzas em todas as paróquias, inclusive a de Cruz das Posses.

A quarta-feira de cinzas marca para os católicos o início de um período onde milhares de fiéis fazem alguns sacrifícios, em nome da fé.

O padre Washington, da quase paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro Campo Belo, destaca os quarentas dias como tempo de conversão e de penitência.

“É um período de voltar para Deus. O profeta Joel insiste sobre a conversão interior: ‘Voltai para Mim com todo o vosso coração’. É neste espírito que queremos viver estes dias em preparação para a Páscoa. Nunca é demais reavaliar nosso caminhar, se estamos longe de Deus, é hora de criar coragem de tomar uma atitude de sabedoria. A quaresma é o tempo litúrgico da Igreja católica que nos chama à conversão. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e podermos viver mais próximos de Cristo”, disse o religioso.

O religioso comentou sobre o mistério pascal e disse que cada cristão deve aprender a apreciar a cruz de Jesus.

“Quando vamos à missa neste tempo, percebemos que o roxo predomina e isso significa penitência e introspecção. Um tempo de reflexão, penitência, exercícios espirituais, este tempo é de preparação para o mistério pascal. Cristo nos convida a mudar de vida. A Palavra de Deus, a oração e a prática das boas obras nos convida a viver as atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus. Devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, tudo que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a cruz de Jesus. Com isto, aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição”, pregou.

Padre Washington ressaltou a origem da Quaresma como base bíblica e disse ainda que a tradição vem desde o século IV.

“A duração está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. A data da Quaresma vem desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência”, finalizou o sacerdote.

A celebração da a missa de cinza acontece nesta noite na quase paróquia São Francisco de Assis, às 19h30.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •