Na prevenção, combate e tratamento das doenças de “Dengue”, vereador Renatinho Schiavinato solicita o uso de drones e a implantação de um Dengário

Na prevenção, combate e tratamento das doenças de “Dengue”, vereador Renatinho Schiavinato solicita o uso de drones e a implantação de um Dengário
Foto: Divulgação

05/02/2020

Pensando na prevenção, combate e tratamento nos casos de Dengue, o vereador Renatinho Schiavinato apresentou, em sessão, dois pedidos sobre o assunto. Um deles é o uso de drones para duas utilidades: fiscalização em propriedades fechadas ou abandonadas, e o uso de dispersores de inseticidas em possíveis criadores do mosquito.

O vereador também solicitou a implantação de um polo de atendimento “Dengário”, onde pacientes com suspeitas da doença poderão realizar a triagem e, em seguida, o início do tratamento desafogando, assim, a UPA e UBS's.

O vereador Renatinho ressalta, ainda, que esses drones seriam usados principalmente para a vistoria quando o morador não se encontrar em sua casa ou a mesma estiver abandonada, e assim sendo constatado o foco do mosquito, a Justiça poderá liberar a entrada dos agentes nas residências.

Porém, essas autorizações judiciais sempre demoram, onde entraria o drone aclopado com o inseticida. E, pensando nas pessoas que já se encontram com suspeitas da doença, a solução seria a implantação de um polo de atendimento “Dengário”.

Assim, os pacientes que se encontrarem com a suspeita da doença e com alguns sintomas, como dores de cabeça, náuseas, cansaço e manchas avermelhadas pelo corpo, poderão primeiramente procurar atendimento nesse polo de atendimento, passando pela triagem nesse espaço e, se assim esse for diagnosticado com a doença da dengue poderá ser transferido diretamente para uma consulta médica e iniciar de imediato o tratamento.

O vereador afirma que “esses pedidos apresentados, em sessão, são importantes e de extrema urgência e que, provavelmente, contribuirão no controle do mosquito Aedes aegypti.

No entanto, os moradores precisam se conscientizar e valorizar o ótimo trabalho que é feito pelos agentes de saúde e, também, pela realização das campanhas anuais sobre o assunto.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •