Ribeirão Preto adere à “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes”

Ribeirão Preto adere à “Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes”
Foram realizados mutirões de limpeza, exposições e palestras educativas, vistoria em imóveis desabitados, campanhas em veículos de comunicação e mobilização em escolas / Foto: Divulgação

19/02/2020

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, tem mobilizado suas ações ao enfrentamento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças que podem ser fatais.

Entre as ações, a programação das atividades educativas realizadas na “Semana Estadual de Mobilização Social de combate ao Aedes”, que aconteceu de 10 a 15 de fevereiro, foram priorizadas de acordo com a situação epidemiológica nos bairros Vila Albertina (Distrito Oeste), Jardim Juliana (Distrito Leste) e Parque Ribeirão (Distrito Sul) .

Mutirão de Limpeza na UBS Jardim Juliana

12/02/2020: Participaram desta atividade uma enfermeira, cinco funcionários da limpeza e equipe IEC. As atividades foram realizadas na área interna e externa da unidade de saúde, utilizando produtos alternativos para tratamento dos ralos e grelhas e colocação de tampa nos ralos. Na área externa da unidade foram recolhidos alguns criadouros (saco plástico, copos descartáveis, latas, garrafas etc.). Após a execução das medidas de controle, realizou-se roda de conversa e os participantes tiveram oportunidade de tirar dúvidas e adotar como rotina as medidas de controle.

Mutirão de Limpeza no Ribeirão Verde

15/02/2020: Realização do mutirão de limpeza nos espaços públicos e privados no entorno da quadra da Unidade de Saúde da Família e terrenos baldios para recolher objetos que foram jogados nos terrenos e podem acumular água.

Trinta pessoas participaram da ação (voluntários, ACS e equipe IEC), que contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura (enviou um caminhão com motorista) e do Supermercado Mialichi (patrocinou o café da manhã para os participantes). Foram utilizados 100 sacos de lixo e ao todo foram recolhidos 670 quilos de criadouros do Aedes (Vasos sanitários, cuba, plásticos, garrafas, caixa d’água etc.), que foram enviados para o aterro sanitários, além de 30 pneus, enviados para o ecoponto.

Passeata contra a dengue no bairro Ribeirão Verde

14/02/2020: Iniciativa dos pais de alunos da escola Sathya Sai, com a participação de alunos, pais, diretores, professores, gerente da unidade de saúde do bairro, ACS e voluntários do bairro Ribeirão Verde e Pedra Branca. Foram utilizados faixas, cartazes, banners e distribuição de folhetos para os moradores. Durante a passeata, que percorreu as principais ruas e avenidas do bairro, alunos e professores deram gritos de guerra contra o Aedes. Ao chegar na UBS, foi realizada uma roda de conversa com todos os participantes, com orientações sobre as medidas preventivas e controle mecânico para evitar a proliferação do mosquito.

Exposição Educativa para usuários da UBS Parque Ribeirão

12/02/2020: Foram feitas orientações aos usuários da unidade de saúde, enquanto aguardavam o atendimento, sobre o Aedes e as doenças transmitidas por ele. Foram utilizados banners e distribuídos folhetos.

 Vistoria em casas desabitadas

13/02/2020: Programação elaborada com o Delegado Regional do CRES, para realizar atividade de vistoria nas casas desabitadas que estão para venda ou locação. As vistorias foram feitas em conjunto com os proprietários e corretores das imobiliárias, no período da manhã e da tarde. Foram vistoriados nove imóveis e em três foram encontrados focos de mosquitos nos ralos (dois na área interna e um na externa), que após serem levados ao laboratório, foi constatado que todos eram do Aedes aegypti. As medidas de controle mecânico foram realizadas retirando objetos que estavam ao relento, tratamento com produtos alternativos nos ralos e grelhas e vedação dos vasos sanitários com sacos plásticos.

Estas atividades já vinham sendo desenvolvidas desde o mês de novembro de 2019, porém, sem a participação dos corretores.

O objetivo é dar continuidade às vistorias em conjunto com os representantes das imobiliárias, pois, dessa forma, é possível agilizar as atividades, uma vez que os corretores já esperam as equipes com a chave para abertura do imóvel.

Palestras educativas
13/02/2020 e 15/02/2020: Foram realizadas palestras sobre o Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas (Dengue, Zika e Chikungunya), aos funcionários do clube Magic Gardens (13/02/2020) e aos usuários do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho (15/02/2020), totalizando a participação de 95 pessoas, que foram orientadas para se tornarem multiplicadores no combate à dengue.

Mobilização das Escolas Estaduais e Municipais

10 a 14/02/2020: De acordo com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, todos os diretores e professores foram mobilizados para desenvolverem ações educativas com os alunos, como: roda de conversa e palestras; projeto Patrulha da Saúde, que consiste em realizar a vistoria na área interna e externa da escola e tratar os ralos e grelhas com produtos alternativos; exibição e discussão do vídeo “Um Pequeno grande inimigo da saúde”; confecção de cartazes e teatro sobre o tema; apreciação de imagens, leitura e discussão sobre dengue; apresentação de fantoches e painel; exposição de histórias em quadrinhos; leitura de textos informativos e debate; palavras cruzadas sobre o tema.

Hipermercado Atacadão

11/02/2020: A ação contou com a participação da gerente de setor (limpeza, jardinagem e manutenção), 16 funcionários e equipe IEC. Foram recolhidos materiais que estavam ao relento (marmitex, saco plásticos, garrafas, copos descartáveis, pneus etc.) e que são jogados pelos caminhoneiros que aguardam no local para descarregar as mercadorias. As atividades de controle foram realizadas na área externa e os funcionários foram orientados sobre as medidas de controle mecânico e uso de produtos alternativos.

“As ações estão sendo feitas diariamente e se nós não conseguirmos segurar o crescimento do mosquito nos próximos meses, é possível que tenhamos uma epidemia ainda maior que a do ano passado, fato que está ocorrendo em outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil”, alertou o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.

Ações durante todo o ano
A Secretaria da Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e está trabalhando além do fluxo normal para combater a proliferação do mosquito.

As ações, desenvolvidas durante todo o ano pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias espalhadas pela cidade, consistem em visitas diárias em residências, comércio e indústria, com trabalho de nebulização, identificação de focos (água parada e objetos potenciais) positivos para proliferação do mosquito transmissor da doença, orientações à população e ações educativas em escolas.

Em janeiro de 2020, já foram realizadas 40.539 vistorias em imóveis residenciais, comerciais e em pontos estratégicos da cidade, com identificação e eliminação de 3.488 focos do mosquito, como garrafas descartáveis, calhas, tampas, recipientes, material de construção civil e piscinas, entre outros.

Durante os arrastões de limpeza, também promovidos todos os sábados do segundo semestre de 2019, já foram recolhidas mais de 126 toneladas de criadouros do mosquito, entre elas, mais de cinco mil pneus. Durante as visitas porta a porta, foram encontrados e eliminados mais de 2.200 focos do mosquito.

Os arrastões continuam sendo feitos e durante sua realização já foram visitados aproximadamente 80 mil imóveis. Durante o ano inteiro, as equipes de Agentes de Combate a Endemias visitaram mais de 700 mil imóveis.

Foram recolhidas também, por meio do serviço da Coordenadoria de Limpeza Urbana, o Cata-Trecos, quase 500 toneladas de entulhos. Já a Secretaria de Infraestrutura limpou 22 mil bocas de lobo, das 35 mil existentes na cidade, e retirou, até o momento, 4.400 toneladas de lixo.

Também foram retirados, em mutirões, 5.398 pneus e outros materiais potenciais que acumulam água e se transformam em criadouros do mosquito.

Larvicida

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, adquiriu um produto inovador para dar suporte às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O Natular líquido é um biolarvicida que mata a larva do mosquito e é aplicado em forma de pulverização em locais de difícil acesso aos agentes de combate de endemias, como ferros-velhos, sucatas, pilhas de materiais inservíveis, entre outros.

“São locais como montanhas de materiais inservíveis, onde nossos agentes de combate a endemias não conseguem subir, como sucatas de carros. Com esse larvicida líquido, fazemos a pulverização com uma máquina específica. A chuva do produto, que tem um residual de 15 dias de ação, penetra em meio às ferragens, nas entranhas e onde há larva e mata”, explica Luzia Marcia Romanholi Passos, diretora do departamento de Vigilância em Saúde da pasta.

O larvicida é aplicado nos 521 pontos estratégicos catalogados pela Divisão de Vigilância Ambiental, distribuídos nas diversas regiões de Ribeirão Preto. A maior concentração está localizada na região Norte.Parte superior do formulário


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •