Secretário de Esportes faz balanço de sua gestão e dos próximos desafios

Secretário de Esportes faz balanço de sua gestão e dos próximos desafios

10/07/2017

Com dois grandes eventos pela frente para organizar, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Luís Fernando Laurenti, fez um balanço de sua gestão e dos próximos desafios à frente da pasta, que mobiliza centenas de pessoas em Sertãozinho. Leia a entrevista.

 

Vamos começar pelo “desafio de assumir uma pasta que mobiliza milhares de pessoas”; da criança ao idoso, de todas as classes sociais e gêneros, enfim. O esporte é mesmo um aglutinador de boas energias e disciplina, na sua opinião?

Luís Fernando LaurentiCom certeza, o esporte tem ingredientes especiais que podem transformar uma vida. Ele consegue aglutinar pessoas de várias classes sociais ao mesmo tempo. O esporte faz a pessoa entender que temos que seguir as regras do jogo, e esse jogo, muitas vezes, é o jogo da vida. A atividade esportiva proporciona bem-estar, saúde e alegria ao mesmo tempo.

 

Como está sendo o seu trabalho? Qual é a avaliação geral dos setores envolvidos, e qual a sua autoavaliação desses seis meses?

Laurenti - Um trabalho árduo, de decisões importantes, de muito comprometimento e dedicação. Avalio positivamente os setores ligados a Secretaria de Esportes e Lazer, principalmente a dedicação das nossas diretorias. São seis meses de muito trabalho, realizações, muitos eventos dando vida à Secretaria. Penso que o trabalho está sendo bem feito, que estamos no caminho certo e temos que dar sequência.

 

Você assumiu a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e, logo de “cara”, teve a questão dos jogos das faculdades de Medicina para organizar. Como foi essa experiência? A gente sabe que tiveram algumas críticas pontuais, mas do ponto de vista econômico e turístico foi bem positivo, certo?

Laurenti - Os jogos da Medicina foram uma novidade para todos. Nós trouxemos durante 7 dias mais de três mil jovens estudantes, foram 11 faculdades sendo uma pública e as demais particulares, todos consumindo no comércio local. Foi muito importante para a cidade, apesar do barulho que eles provocaram. Afinal, o barulho foi embora e os quase R$ 2 milhões ficaram no município.

As críticas sempre vão existir, agrada-se a dez e desagrada-se um ou outro. Se estamos preparando a cidade para ser definitivamente uma cidade turística, temos que aprender a receber pessoas e eventos, cada um com suas características. Pode ter certeza: a economia do comércio local foi fomentada. Prova disso são as manifestações que tivemos dos comerciantes locais, dias após o evento. Assim, foi positivo no meu entendimento.

 

Aproveitando sobre a questão dos grandes eventos, como está o “coração” para receber outras duas significativas competições: os Jogos Escolares e os Jogos Regionais dos Idosos?

Laurenti - Na verdade, para receber os Jogos Regionais e as finais dos Jogos Estaduais dos Idosos (JEI) estou muito ansioso, confesso. Tenho nos Jogos Regionais um carinho muito especial e explico o porquê. Quando o prefeito Zezinho Gimenez assumiu a prefeitura pela primeira vez, ele me disse que gostaria de trazer os Jogos Regionais para nossa cidade (Sertãozinho nunca tinha realizado um evento desse tipo). Era um sonho, foi aí que me enfiei de cabeça para conquistar a eleição; a votação foi em Franca, em 2001. Nós ganhamos e Sertãozinho realizou, pela primeira vez, os Jogos Regionais em 2003; parece que foi ontem, mas já vamos para a 6ª edição em nossa cidade. O coração está batendo forte, e o JEI também vai ser sensacional, saímos de um público sub-21, em julho, e vamos para um sub-60. Tenho certeza de que será uma experiência única em minha vida.

 

Sertãozinho oferece diversas modalidades esportivas. Como o cidadão, que ler esta entrevista, pode saber mais detalhes sobre essas modalidades e participar?

Laurenti - Sertãozinho entra nos Jogos Regionais deste ano com 39 modalidades, duas a mais que no ano passado. Estamos priorizando os atletas de Sertãozinho e não faremos contratações de atletas de fora, a não ser aqueles que já são atletas da secretaria há algum tempo. Das modalidades dos Jogos Regionais, muitas delas temos também escolinhas que estão à disposição da nossa comunidade, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3945 6478. Esse número é da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, onde temos 15 profissionais contratados como coordenadores de modalidades que podem instruir cada munícipe, em relação as disponibilidades que temos de vagas nas modalidades.

 

Qual legado pretende deixar para a cidade no que diz respeito à área esportiva?

Laurenti - Valorização dos atletas formados no município e também o reconhecimento dos “pratas da casa”, dando a eles a oportunidade de participarem dos eventos representando nossa cidade. Ganhar faz parte, mas o mais importante não é ganhar uma medalha ou conquistar um título, mas, sim, desenvolver o social, integrar a sociedade por meio do esporte. O principal legado é despertar nas pessoas que o importante é estarmos inseridos em uma sociedade viva e vibrante. A história da nossa vida é escrita e marcada por momentos, e esse momento é único.

 

Colaboração: Assessoria de Comunicação da PMS


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •