Trânsito: Previsibilidade e Direção defensiva

Trânsito: Previsibilidade e Direção defensiva

07/11/2018 

Quem tem assistido as notícias na imprensa local e regional, tem tomado conhecimento de muitos acidentes com vítimas fatais que têm acontecido constantemente. São acidentes com veículos de todos os tipos, dentre estes, um número grande também de motocicletas, os quais muitas vezes com resultado morte de seu condutor e às vezes também de passageiro, ou de um ou de outro.

Hoje em dia com a proliferação de câmaras de segurança que passou a existir em muitos lugares na área urbana das cidades e até mesmo nas rodovias, as mesmas têm servido também para filmar acidentes de trânsito dentro de seu alcance.

Com esse meio de filmagem os noticiários têm mostrado o momento exato de acidentes e, a gente ao assisti-los pode obervar que os condutores dos veículos envolvidos não usaram dos critérios de previsibilidade e nem de direção defensiva que poderia ter evitado o acidente. Aliás, com certeza houve sim, a imprudência gritante de um dois e que deu causa ao acidente.

Portanto, toda vez que acontece um acidente de trânsito, e isto a gente constata nas imagens gravadas que, é como se não houvesse sinalização e nem regras de trânsito, muito menos então, o comportamento de previsibilidade e de direção defensiva, por parte dos condutores, comportamentos esses que, se usados poderia se evitar o acidente, mesmo havendo a imprudência visível de um dos condutores.

Então, o que se verifica nas imagens quando a filmagem acontece é que o semáforo ou a placa de parada obrigatória, ou outra regulamentação de trânsito, como a obediência às regras de trânsito existentes, não foram respeitados.

Outro fato comum também que se vê acontecer é quando um condutor se vendo em uma via preferencial, acha que pode transitar sem precisar ter os devidos cuidados e que nada vai lhe acontecer, e aí se engana, pois de repente pode se deparar com outro que não respeitou a sinalização ou as regras de trânsito e com isso o acidente acontece.

Ora, se um dos condutores não vem a respeitar a sinalização e comete uma imprudência gerando assim um grande risco de um acidente, mas o outro usando dos critérios da previsibilidade e da direção defensiva em relação àquele condutor, poder-se-á ainda ter a possibilidade de se evitar um acidente. Mas infelizmente, isso é difícil de se ver.

O leitor poderá perguntar, mas e o que é a previsibilidade no trânsito? Ora, esta nada mais é do que a capacidade de ter a consciência e lucidez de prever uma situação de possível perigo em determinada situação de risco no trânsito e, com isso usar a direção defensiva e assim evitar o acidente. E o leitor poderá também perguntar, o que é a direção defensiva? Esta nada mais é do que usar do critério de dirigir pela gente e pelos outros. Ou seja, dirigir defensivamente, planejando com antecedência o comportamento pessoal ao dirigir, para evitar possíveis acidentes, e prevenindo-se de mau comportamento de outros condutores, bem como de condições adversas no trânsito.

Enfim, são comportamentos que, se todos seguirmos com rigor, com certeza evitaremos os acidentes.

 

Eduardo Antônio Maggio é advogado, delegado de polícia aposentado, e já foi diretor de várias Ciretrans em nosso Estado.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •