Vereador solicita implantação do Projeto “Horta Solidária” no CEU das Artes

Vereador solicita implantação do Projeto “Horta Solidária” no CEU das Artes
Foto: Divulgação

12/09/2017

O Vereador Acácio Tobias (PSDB), amparado pela LEI Municipal N° 2.907, de 12 de novembro de 1993, solicitou ao Prefeito Municipal Zezinho Gimenes, através de requerimento, estudos de viabilidade para a implantação de uma “Horta Solidária”, em um lote institucional anexo ao Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” - CEU das Artes, localizado no Jardim Santa Marta, em Sertãozinho.

O Requerimento N° 1246-2017, foi apresentado em plenário na 54ª Sessão Ordinária, ocorrida no último dia 11 de setembro. Segundo o parlamentar vários municípios tem implantado e estão desenvolvendo projetos de hortas comunitárias municipais, e inclusive iniciaram esse projeto através dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, contemplando as famílias que recebem benefícios sociais.

Sua proposta visa, inicialmente, ampliar o trabalho pedagógico de Horta Orgânica, com crianças e adolescentes, participantes dos programas e projetos do CEU, que já vem sendo desenvolvido pelo projeto “Magia do Circo”, em parceria com a Casa da Juventude e a Coordenação do CEU das Artes e mantido pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e gerido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, dentro das dependências do CEU.

De acordo com sua concepção, o projeto seria estendido a todos os inscritos em programas e projetos ativos no CEU, num esforço coletivo e solidário entre alunos, facilitadores e gestores. No novo formato cada programa e projeto, em sua unidade, seria responsável pela cultura em um canteiro privativo, de uma hortaliça ou legume específicos, e seriam estimulados a promover a troca solidária entre si após as colheitas.

O local proposto é um terreno pertencente a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, localizado em uma área externa, anexa e atrás do CEU das Artes.

“O objetivo é despertar nos usuários, através do manejo do solo, a consciência de hábitos saudáveis de alimentação. E o mais importante, que eles passem adiante o aprendizado”, afirma Acácio. “Consequentemente eles poderão, contar com uma complementação em suas condições de alimentação e incentivar suas famílias a trabalhar com hortas”, finaliza.

O vereador e a comunidade local aguardam ansiosamente uma resposta positiva do Poder Executivo Municipal, para o que eles acreditam ser uma atividade pedagógica de promoção da saúde e bem estar social.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •