37 pessoas em situação de rua em Sertãozinho foram abordadas por equipes da prefeitura

37 pessoas em situação de rua em Sertãozinho foram abordadas por equipes da prefeitura
Foto: Divulgação

25/06/2024

Na última semana, de 17 a 21 de junho, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, o Centro POP e Guarda Civil Metropolitana, realizou abordagens de pessoas em situação de rua. Ao todo, as equipes entraram em contato com 37 pessoas.

Dos abordados, mais de 30% não são de Sertãozinho e, através dos equipamentos sociais, a Prefeitura realizou a emissão de passagens para que essas pessoas pudessem voltar a suas cidades de origem, como Ribeirão Preto, Jaboticabal, Pitangueiras, Pontal, Franca, Barretos, São Paulo e até Caruaru, em Pernambuco.

Uma pessoa aceitou ser acolhida no Centro POP e receber todos os cuidados e serviços que o equipamento oferece, e duas entraram em análise para receberem o aluguel social – nestes casos, essas pessoas apresentam condições para este benefício eventual.

ABORDAGENS A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
As abordagens a esse grupo da população foram realizadas durante o dia e em dias úteis. Entretanto, Celso Luiz Garrefa, pedagogo social e diretor do Centro POP, explica que o Centro POP procura apoiar ativamente essa população, porém poucas pessoas abordadas pela equipe aceitam a ajuda. A maioria prefere continuar pedindo nos semáforos e dormir na rua. Nas abordagens desta última semana, das 37 pessoas, quatro delas não aceitam ajuda.

É importante destacar que essas pessoas possuem o direito constitucional de ir e vir como qualquer cidadão. Por isso o Centro POP não recolhe e nem pode manter em seu equipamento quem se recusar a ir. Caso você seja desrespeitado, ameaçado, vítima de extorsão ou vandalismo praticado por qualquer que seja a pessoa, em situação de rua ou não, acione a GCM pelo telefone 153 ou 199.

ATENDIMENTOS EM 2023
Segundo levantamento feito pela Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, somente no ano de 2023 o Centro POP realizou milhares de atendimentos. Confira em detalhes:

• Atendimentos pontuais: 2.325
• Fornecimento de passagens rodoviárias: 553
• Fornecimento de refeições: 9.825
• Pessoas abordadas: 546
• Quantidade total de atendimentos: 10.826


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