5 passos para superar a dependência emocional

5 passos para superar a dependência emocional

05/12/2021

Relacionamentos afetivos são marcados pela troca de carinho, amor, admiração e isso deve existir dos dois lados.

A dependência emocional faz parte da nossa natureza humana, nós nascemos, dependemos das pessoas para aprender, também necessitamos de muita afetividade, vamos colocar como exemplo uma criança, um bebe, para que ele cresça bem ele também precisará de afeto, carinho, amor, para assim se desenvolver plenamente.

Ao decorrer do tempo de acordo com as nossas vivências, experiências, vamos construindo as nossas crenças, tem pais que estimulam a nossa autonomia e isso ajuda a desenvolver uma boa independência emocional.

Porém tem alguns ambientes e vivências que podem contribuir para que a dependência emocional se intensifique.

Toda vez que uma pessoa vai perdendo o amor próprio principalmente no relacionamento é onde os problemas começam a se intensificar, pois o outro começa a perceber a parceira de uma maneira muito rui, perde admiração e isso desgasta a relação.

Nós gostamos de pessoas inteiras, por isso que precisamos cuidar dessa dependência emocional. Se uma pessoa depende do outro para se sentir segura é um sinal de alerta

A seguir compartilho os 5 passos para você colocar em prática e superar a dependência emocional:

1. Tomar consciência da situação em que está e buscar ajuda (terapia). Se reconhecer como dependente

2. Centre-se mais em você: Não se trata de ser uma pessoa egoísta, mas de ter consciência de que o que realmente importa é a sua opinião, o que você pensa sobre você, não a opinião dos demais. E é importante que você trabalhe todos os pontos que ajudam a reforçar a sua identidade pessoal.

3. Não viva do passado: O passado ensina e, nesse sentido, é sempre uma referência. Mas isso não quer dizer que você deva estar presa a essas experiências, especialmente as negativas. Isso é colocar uma carga no presente totalmente desnecessária. O grande aprendizado consiste em justamente ser capaz de trasladar as lições do passado e aplicá-las ao presente, para fazer melhor, ser melhor e se sentir melhor.

4. Questione as suas regras: Está claro que todas as experiências vividas ajudam a conformar as "regras" e crenças quando se trata de relacionamento, por exemplo. O problema é que essas regras nem sempre são objetivas ou refletem a realidade. Daí a importância de revisá-las constantemente, em função de quem você é no "agora" e de quais são as suas necessidades.

5. Comece a desenvolver projetos seus: Tenha o seu momento, as suas coisas, aquilo que faça muito sentido para você.

 

Laís Almeida da Silva é psicóloga e colaboradora do Portal O Pinga Fogo. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.

CONTATO
Espaço Madri - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 2598
Telefone: (16) 9-9143-3707


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •