80% dos adolescentes brasileiros não se exercitam
03/12/2019
Quatro em cada cinco adolescentes do mundo não praticam atividade física o suficiente. A Organização Mundial da Saúde aponta os adolescentes não cumprem as recomendações atuais de pelo menos uma hora de atividade física por dia. E as meninas são mais sedentárias que os meninos.
O estudo envolveu mais de um milhão e meio de estudantes de 11 a 17 anos de idade em 146 países.
Especialistas lembram que a atividade física não precisa ser intensa. Atividades como correr, caminhar, andar de bicicleta ou tentar ser ativo já pode fazer diferença.
Um dos motivos que podem estar por trás da inatividade física nesses adolescentes, de acordo com a OMS, é o aumento no uso de equipamentos eletrônicos pelos jovens, que passam mais tempo sedentários.
E vale lembrar que inserir atividade física no dia a dia, previne doenças não transmissíveis e evitáveis, como pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, o câncer de mama e cólon. Além disso ainda melhora a saúde mental.
No Brasil são mais de 80% de adolescente menos ativos do que deveriam. Os dados mostram ainda que não houve nenhuma melhora significativa nesses níveis nos últimos 15 anos.
A OMS recomenda que jovens nessa faixa etária realizem pelo menos 60 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.