Ações do Fundo Social de Solidariedade promovem a inclusão digital de idosos

Ações do Fundo Social de Solidariedade promovem a inclusão digital de idosos
Foto: Adilson Lopez

Há pouco mais de três anos, a Administração Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade, assumiu um importante compromisso: alcançar o selo de “Município Amigo Idoso” – certificação prevista no Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, do Governo Estadual, que tem por objetivo aprimorar ações existentes e implantar novos serviços que fomentem o bem-estar da população idosa nos municípios paulistas.

Com o apoio e o envolvimento das secretarias municipais, no ano passado, Sertãozinho passou a integrar a relação de 130 municípios que aguardam o recebimento oficial do “Selo Inicial” do Programa, após concluir sete ações obrigatórias, que incluíram a criação do Conselho Municipal do Idoso, a ampliação da cobertura vacinal da Terceira Idade e a realização de ações de promoção da saúde e prevenção de quedas para idosos, por exemplo.

Agora, o município já trabalha para subir mais um degrau no Programa e atingir o “Selo Intermediário”. “É último estágio antes de chegarmos ao ‘Selo Pleno’, para que Sertãozinho possa ser considerado, de fato, um ‘Município Amigo do Idoso’. Desde que assumimos esse compromisso, até agora, foram inúmeras as atividades implantadas: promovemos o Fórum Municipal do Idoso, que discutiu acerca da violência contra o público da Terceira Idade; duas edições da Semana Municipal do Idoso, que mesclam ações de promoção da saúde, dos direitos e a inclusão social dos idosos; ampliamos o acesso da Terceira Idade a atividades esportivas, culturais e de recreação; e, seguindo a tendência mundial, desde o ano passado, temos buscado parcerias para promover a inclusão digital dos idosos, que estão cada vez mais ativos e querem se atualizar”, comenta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni.

Na busca por oferecer aos idosos conhecimentos sobre informática e orientações sobre a navegação segura na internet, recentemente, o Fundo Social de Solidariedade firmou parcerias com o Instituto Federal de Sertãozinho (IFSP) e a escola Euro Anglo, para o oferecimento gratuito de cursos de informática para os idosos.

No caso do IFSP, a parceria acontece desde o ano passado, com 26 alunos matriculados, que também recebem um reforço de Língua Portuguesa. A senhora Jessiê Rangel Felloni Pinotti, 79 anos, é uma das alunas que frequentam os cursos do Instituto Federal e se diz muito satisfeita. “Eu nunca tinha usado um computador na minha vida e, desde o ano passado, estou fazendo o curso de informática. É um novo horizonte que se abre em nossas vidas, porque somos apresentados a ferramentas e programas, que nem imaginávamos que existiam; as descobertas que fazemos são lindas. Meus filhos e netos estão muito orgulhosos desse meu aprendizado, e estou muito feliz! Nosso professor é muito paciente e atencioso”, relatou.

Já na parceria com a escola Euro Anglo, que começou neste ano, 18 idosos são atendidos gratuitamente no curso de informática. O resultado tem sido tão produtivo, que a escola já planeja montar uma turma de Gestão Empresarial para o público idoso, no segundo semestre.

Uma das pessoas que está sendo beneficiada com essa iniciativa é a professora aposentada Maria Olinda Volpe Zanini, 73 anos. “Meus filhos me incentivavam a aprender informática, mas eu sempre resisti; até que um dia, numa atividade lá do Centro de Convivência do Idoso, eu fiquei sabendo do início dessas aulas e resolvi participar. Foi a primeira vez na vida que tive contato com um computador; eu não sabia nem ligar a máquina”, contou dona Maria Olinda aos risos, que completou: “nosso professor é muito atencioso e, com certeza, eu indico o curso para outros idosos, pois além de aprendermos coisas diferentes, temos a oportunidade de fazer amizades com pessoas diferentes”.

Vale destacar que, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania oferecem um amplo leque de atividades para a terceira idade no município, que são oferecidas no Centro de Convivência do Idoso, além de outros pontos do município, como praças esportivas e Centros de Referência de Assistência Social. Para mais informações, basta entrar em contato pelos telefones: 3947-7374 ou 3942-9019.

 

Falando em Terceira Idade...

O município de Sertãozinho recebeu, recentemente, uma ótima notícia: conforme comunicado emitido pelo Comitê Dirigente da 20ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), na última segunda-feira, dia 30, após revisão nas pontuações, a cidade foi anunciada como 2ª colocada na classificação geral da competição.

O anúncio foi celebrado por toda a delegação sertanezina, que aguarda ansiosa pela chegada do troféu de vice-campeã do JORI – posição que, agora, o município ostenta pelo segundo ano consecutivo.

E em função do excelente desempenho da equipe sertanezina na competição, na última terça-feira, 31, a Câmara Municipal de Sertãozinho concedeu uma homenagem à delegação de Sertãozinho, que teve autoria dos vereadores Nilton César Teixeira, João Samuel Sanches e Adenir José Soldera.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •