Ações para retomada do setor sucroenergetico recebem o apoio do vice-Governador Márcio França

Ações para retomada do setor sucroenergetico recebem o apoio do vice-Governador Márcio França
Foto: João Luiz

A política industrial para retomada do setor sucroenergético e a implantação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de Máquinas e Equipamentos da indústria de base e serviços de Sertãozinho, foram os temas apresentados ao vice-governador do Estado de São Paulo e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, durante reunião com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim e representantes do setor, na tarde do dia 5, no Palácio dos Bandeirantes.

A APL é um arranjo de empresas que tem o mesmo sentido produtivo, como em Sertãozinho é a indústria de maquinas e equipamentos para o setor sucroenergético, com objetivo de futuramente transformar em um parque tecnológico que melhorará a eficiência e a competitividade, além de fornecer equipamentos ao setor com a implantação de novas tecnologias.

Arnaldo Jardim tem contribuído de forma significativa para retomada do setor de açúcar, álcool e energia limpa, foi presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, instalada em 2013, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), hoje sob o comando do Deputado Sérgio Souza.

De acordo com Antônio Eduardo Tonielo Filho, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br), a indústria está perdendo a capacidade de inovação e de sobreviver. Ele explica que devido à crise do setor sucroenergético e a atual crise econômica do país, a indústria está sem condições de inovar e esta perdendo seu poder de competitividade diante do mercado, e ressalta que 70% do PIB da cidade estão relacionados à indústria.

“A concorrência internacional está avançando sobre o nosso mercado, a APL está na mesma linha de produção e com a cooperação obtemos mais competitividade dentro do setor produtivo ligado ao setor de álcool e açúcar. Como não temos uma APL de máquinas, esta é a primeira, pedimos apoio para o vice-governador Marcio França para conduzir”, explica Toniello.

O vice Governador e secretário Desenvolvimento, destacou a importância dos investimentos pra retomada do setor sucroenergético e a recuperação Industrial.

Márcio França também reafirmou o compromisso do Governo do Estado e se mostrou receptivo em apoiar o andamento do projeto de implantação do APL Sertãozinho.

Ele ainda destacou o investimento feito pela SDECTI no projeto de “Montagem e Implantação do Laboratório de Caracterização, Seleção e Análise de Falha para Indústria Metal-Mecânica de Sertãozinho e Região”, com objetivo de ampliar a capacidade produtiva das pequenas e médias empresas, por meio de serviços de pesquisa, capacitação e formação tecnológica especializada no setor. Com investimento total de mais de R$ 880 mil, o Centro Paula Souza/Fatec Sertãozinho será responsável pela gestão do projeto, implementação e infraestrutura do laboratório.

Arnaldo Jardim destacou a importância da região de Sertãozinho e o fato de ser um polo de produção de açúcar e etanol, que se transformou em um grande centro de produção de energia e equipamentos vinculados a atividade.

O secretário também saudou o Ceise Br pela iniciativa de identificar os elos do setor e suas potencialidades. “Hoje o setor está tencionado pela crise no setor sucroenergetico e que comprometeu diretamente toda a indústria de Sertãozinho, foram muitos empregos e acima de tudo, a capacidade de produção e inovação que ficou comprometida”, destacou.

O secretário enfatizou a importância da parceria entre o Ceise Br e a prefeitura do município, e destacou o setor agropecuário como base para o desenvolvimento da indústria. “Essa é a história de São Paulo e também o futuro do estado do país. Esta reunião sela um passo importante para retomada do setor”, pontuou.

 

Feira
Na ocasião, foi entregue o convite ao vice Governador Marcio França para participar da 23ª Fenasucro & Agrocana, que ocorre entre os dias 25 e 28 de agosto, é a maior feira do setor tecnologias sucroenergéticas. A Feira recebe visitantes e compradores de mais 38 países e com estimava de movimentação de R$ 20 milhões.

Durante a solenidade de abertura o secretário Arnaldo Jardim será homenageado como figura política que mais defendeu o setor sucroenergetico no Brasil.

Além do secretário Arnaldo Jardim participaram da reunião Antônio Eduardo Tonielo Filho, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br); o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Claudio Valverde; Frederico Biagi Becker, presidente Zanini; Gilson José Rodrigues, diretor da TKS Indústrias;Aparecido Luiz, diretor Sudeste Peças; Celso Deliberto, diretor ENGclarian; Sebastião Macedo Pereira, gerente Executivo Ceise Br; Antonio Alves, diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado; Paulo Montabone, gerente Geral da Reed; Larissa Batistetti, assessora de Imprensa do Ceise Br; e Carlos Roberto Liboni, Secretário de Indústria, Comércio, Abastecimento, Agricultura e Relações do Trabalho.


Fonte: Eli dos Santos / Assessoria de imprensa - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •