Agentes comunitários e de controle de vetores participam de treinamento sobre acidentes envolvendo escorpiões

Agentes comunitários e de controle de vetores participam de treinamento sobre acidentes envolvendo escorpiões
Foto: Divulgação

03/08/2022

Mais de 40 agentes comunitários e de Controle de Vetores de Sertãozinho participaram de um treinamento sobre acidentes e orientação à população em casos relacionados a escorpiões, nesta manhã (02), no auditório da Sermed Saúde.

Profissionais de Cruz das Posses também passaram por treinamento, que ocorreu na EMEF Elydia Carneiro da Rocha.

“Nesta época do ano os casos de picadas de escorpião tendem a crescer. Por este motivo, estamos realizando hoje um treinamento disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde para orientar os nossos servidores sobre casos envolvendo este animal peçonhento.

Importante destacar que todas as nossas unidades de saúde estão com o protocolo atualizado para realizar os atendimentos”, destaca a chefe de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Paiva.

ORIENTAÇÃO EM CASOS ENVOLVENDO PICADAS DE ESCORPIÕES

Casos envolvendo crianças até 10 anos serão atendidos exclusivamente na UPA “Dr, Pedro Thomé Francisco dos Reis”. Casos envolvendo munícipes acima dos 11 anos podem buscar atendimento em qualquer Unidade de Saúde do município.

COMO PREVENIR ACIDENTES POR ESCORPIÃO?

O escorpião se instala no meio urbano devido à facilidade por abrigo, água e alimento (principalmente baratas) disponíveis em locais com acúmulo de entulho e lixo, mas principalmente em tubulações sob as casas e ruas.

Desta forma, deve-se vedar todos os ralos, frestas e vãos que permitam a entrada de escorpiões.

EM CASOS DE PICADA, COMO DEVO AGIR?

Limpe o local da picada com água e sabão. Aplique compressa morna no local para aliviar a dor. O mais importante é procurar imediatamente atendimento médico (principalmente para crianças).

O QUE NUNCA FAZER?

Não fazer compressa com gelo e torniquete ou garrote. Não furar, não cortar, não queimar, não espremer o local da picada. Não fazer sucção no local da ferida.

Nunca aplique qualquer substância sobre o local da picada, nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer a ocorrência de infecção.

TENHO DÚVIDAS, QUEM POSSO PROCURAR?

Caso a população tenha dúvidas sobre a aparição de escorpiões e queira agendar uma visita, o munícipe pode buscar esclarecimentos por meio do Núcleo de Controle de Vetores e Zoonoses, através do telefone (16) 3945-5369, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •