Alzheimer: teste detecta 20 anos antes
08/08/2019
Um novo teste sanguíneo pode detectar a doença de Alzheimer 20 anos antes dos primeiros sintomas aparecerem. A novidade é resultado de um estudo realizado nos Estados Unidos. O novo teste tem 94% de eficácia, mas ainda são necessários mais testes.
Atualmente o Alzheimer é responsável por até 70% dos casos de demência na terceira idade, de acordo com a Organização Nacional da Saúde. No mundo são cerca de 50 milhões de pessoas que sofrem de Alzheimer. No Brasil o Alzheimer afeta mais de um milhão.
Ainda não existe cura e o tratamento tem o objetivo de aliviar alguns sintomas da doença, mas quando começam, os neurônios já foram danificados. Por isso, detectar a doença o mais cedo possível é o grande desafio.
A doença afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos causando perda de memória, dificuldade de concentração e confusão mental. Para os cientistas o novo teste é um grande avanço para o tratamento e prevenção da doença.
Atualmente, alguns exames cerebrais podem diagnosticar o Alzheimer, mas os pesquisadores defendem que o exame de sangue é mais preciso, rápido e eficaz do que as tomografias cerebrais. Vale lembrar que o teste ainda precisa de refinamento e mais avaliação em grupos maiores de pacientes.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.