AMOR OU ABUSO? - Como identificar se você está em um relacionamento abusivo?
06/10/2021
Dentro de um relacionamento abusivo, existe pelo menos um destes tipos de violência: verbal, emocional, psicológica, física, sexual, financeira e tecnológica (isso vai desde controle velado das redes sociais da vítima até insistência em obter senhas pessoais, controle de conversas, curtidas e amizades on-line).
Para caracterizá-lo como abusivo, são levados em conta fatores como o sofrimento causado em uma pessoa, a frequência dos abusos, os ciclos de agressão e escalonamento da violência.
Descrevo, a seguir, quatro sinais de que você está vivenciando um relacionamento abusivo:
Existe limitação de liberdade – A vítima reduz cada vez mais as suas atividades, tais como ir à casa de familiares e amigas, por exemplo. Ela deixa de ir a lugares que antes era frequentado.
Dúvida das próprias opiniões – A vítima começa a duvidar dos seus pensamentos. A indecisão e falta de autonomia serão cada vez mais presentes.
Danos emocionais e psicológicos – A vítima começa a apresentar sintomas de depressão, ansiedade e pânico, em decorrência da relação totalmente disfuncional.
Desequilíbrio de poder – Nas relações abusivas, segundo ela, há discrepância no poder de um em relação ao outro; ou seja, uma posição de desigualdade.
Caso você esteja vivenciando esse tipo de relacionamento, busque o quanto antes ajuda profissional.
Sair de um relacionamento abusivo requer um apoio multidisciplinar, pois é uma relação que deixa marcas profundas.
Cuide-se.
Laís Almeida da Silva é psicóloga e colaboradora do Portal O Pinga Fogo. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.
CONTATO
Espaço Madri - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 2598
Telefone: (16) 9-9143-3707
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.