Anvisa proíbe alimento com alumínio
24/05/2019
A Anvisa proibiu o uso de aditivos alimentares contendo alumínio. Ou seja, alimentos processados terão que deixar de conter aditivos alimentares a base de alumínio na formulação.
Entram na lista os corantes de superfície de confeitos, queijos processados ou fundidos, sopas, fermento químico presente em farinhas, massas para pastéis e pizza, além de pães e biscoitos.
O objetivo é reduzir os riscos à saúde decorrentes do consumo de alimentos com aditivos alimentares contendo alumínio. De acordo com alertas do Comitê da Organização Mundial da Saúde sobre aditivos alimentares, o alumínio pode se acumular no corpo humano e causar danos aos sistemas reprodutivo e nervoso.
Especialistas explicam que o acúmulo de alumínio no corpo está ligado a efeitos neurológicos, como mudanças de comportamento, de aprendizado, de resposta motora e, possivelmente, está ligado ao surgimento de alzheimer.
O comitê da organização das nações unidas para agricultura e alimentação afirmou que a ingestão semanal tolerável provisória é de dois miligramas por peso corporal. O consumo superior a isso já causa malefícios à saúde.
Por isso a nova lei da Anvisa pretende restringir o consumo estritamente aos limites aceitáveis. A resolução estabelece prazo de 12 meses para que as empresas se adequem às regras.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.