Aprenda a lidar com seus erros

Aprenda a lidar com seus erros

Para a maioria das pessoas, lidar com os próprios erros é algo muito difícil. A autocobrança e autocrítica em relação aos erros se torna um grande vilã na construção de uma autoestima mais saudável.

Em um mundo ideal, onde pais perfeitos educam crianças perfeitas (apenas na teoria rs), não haveria a menor conexão entre nossos erros e nossa autoestima. A questão é que a maioria de nós fomos educados para entender que nossas atitudes determinam nosso valor (se somos bons ou maus). Dificilmente fomos educados a entender e tirar lições dos nossos erros e vê-los como parte da vida. Conforme a gente vai crescendo, internalizamos essas correções e culpas parentais e assumimos o trabalho de nos criticarmos. Aí começa aquele diálogo terrível dentro da gente: “Sua burra, olha o que você fez” ou “Você faz tudo errado sempre”.

Com isso o medo de errar acaba levando muita gente ao perfeccionismo, à insegurança e nos paralisa diante dos desafios da vida. Quando enxergamos nossos erros como naturais e valiosos para a vida, nos permitimos respondermos a eles de uma maneira mais flexível e assim podemos aprender a partir deles e seguir nossa vida adiante.

Hoje eu te convido a refletir sobre os seus principais “erros”, aqueles que você julga ter errado, pode ser na vida como um todo, ou nesses últimos dias/meses. Perceba quais foram os aprendizados que este erro te trouxe - e qual decisão você pode tomar a partir desses aprendizados, daqui pra frente. Perceba como se sente ao olhar para esse erro, dessa nova forma.

Se preferir anote essas emoções e como você pode lidar com elas. Lidar com nossos erros nos permite sermos mais compreensivos e cuidadosos conosco.

Se precisar de ajuda, busque um profissional.

Abraços

Laís Almeida da Silva é Psicóloga. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •