As Constantes Mortes no Trânsito

As Constantes Mortes no Trânsito

27/10/2021

Novamente, faço um parêntesis nas abordagens que venho fazendo sobre as infrações de trânsito e também sobre a lei 14.071/2020, para escrever nesta edição sobre o presente tema.

Todos sabemos que quase diariamente são noticiados no jornalístico local e regional e de outros lugares, constantes acidentes de trânsito, o quais, muitas vezes, infelizmente, resultam em uma ou mais mortes.

São mortes que entristecem famílias e amigos e não tem como não mexer com o sentimento de todos que tomam conhecimento dessas tragédias.

Com isso acontecendo rotineiramente, devemos refletir, será que nunca vamos nos conscientizarmos dos cuidados indispensáveis ao dirigir para se evitar os acidentes. O que vale a todos nós, condutores de veículos.

Digo isso, porque, para acontecer um acidente de trânsito, exceto um defeito inesperado no veículo, via de regra, é sempre um condutor que lhe dá causa por imprudência, negligência ou imperícia, ou por não ter se conscientizado do uso da direção defensiva e da previsibilidade de perigo ao dirigir.

Critérios esses que são fundamentais, principalmente, em situações adversas como pista molhada e escorregadia por causa de chuvas, neblina, cerração, fumaça, e que prejudicam muito a visibilidade do condutor, além de outros fatos mais que possam existir.

Verifica-se pelos noticiários que é alto também o índice de acidentes com motociclistas, nas cidades e rodovias. Também com condutores alcoolizados, estado esse, que faz o condutor ter seu reflexo prejudicado.

Embora, muitas vezes pode ocorrer o acidente pelo fato de uma via pública estar mal sinalizada pelo órgão de trânsito responsável pela mesma, ou por motivo de buracos ou defeitos na via e que podem propiciar acidentes.

Portanto, o que se verifica é que as tragédias no trânsito continuam por todos os lados, e não se conseguiu até hoje se fazer com que isto não aconteça mais. E o que se vê é a continuidade de acidentes graves com perdas de vidas preciosas por todo o país e que está se tornando rotina já há muito tempo.

Existem cuidados ao dirigir que podem evitar que os acidentes aconteçam, quando são seguidos, mas infelizmente, esses não têm sido levado em conta e, por isso, reiteradamente, os acidentes continuam acontecendo.

Enfim, se todos nós condutores de veículos tivermos sempre a conscientização dos cuidados que devemos rigorosamente ter ao dirigir, como, prudência, atenção, perícia, direção defensiva e previsibilidade do perigo de um acidente, com certeza, dificilmente nos envolveremos em um acidente.

 

Eduardo Antônio Maggio é advogado, foi diretor de várias Ciretrans no estado de São Paulo e autor do “Manual de Infrações, Multas de Trânsito e seus Recursos”, Editora Mundo Jurídico.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •