Assistência Social realiza formatura de mais duas turmas do curso de libras para servidores municipais

Assistência Social realiza formatura de mais duas turmas do curso de libras para servidores municipais
Foto: Divulgação

27/06/2023

Nesta segunda-feira (26), na Casa dos Conselhos “Antônio de Castro”, foi realizado o encerramento de mais duas turmas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para servidores da Secretaria de Assistência Social. Participaram 15 pessoas de diversas profissões, como assistentes sociais, psicólogos, cuidadores sociais, educadores sociais, escriturários, terapeutas ocupacionais, pedagogos e atendentes.

Na ocasião, os alunos passaram pela prova final. Também foram batizados pela Bruna Cristina, uma pessoa surda, que deu a eles um sinal exclusivo que representa a identificação que cada indivíduo tem na comunidade surda. Bruna deu um sinal inclusive para a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Symone Pires, que esteve presente na formatura.

“Estou muito feliz de ser batizada em libras. É muito gratificante ver nosso trabalho dando frutos com a capacitação de mais essas duas turmas de servidores municipais, algo tão importante para a inclusão de pessoas surdas na sociedade”, declara Symone.

O curso, realizado pela Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, iniciou em abril. Os alunos receberam certificado on-line atestando a conclusão de 30 horas de aula.

GARATIA DE DIREITOS

Pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados tanto por leis nacionais, quanto pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O documento prevê, entre outras coisas, a “facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade linguística da comunidade surda”.

Em Sertãozinho, as pessoas surdas contam com o Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, um espaço criado pela Secretaria de Assistência Social para promover acolhimento, inclusão e garantia de direitos dos cidadãos deficientes.

Desde o início desta semana, o Departamento atende em novo endereço, à Rua Auad Sader, 160 – Jardim Liberdade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Mais informações pelo telefone / WhatsApp (16) 3945-3610.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •