Atleta sertanezino disputará o maior evento de jiu-jítsu do planeta, na próxima semana
05/01/2018
Apenas 16 anos de idade... e um talento mais que especial para conquistar medalhas no jiu-jítsu. Definição tão rápida quanto os golpes aplicados pelo atleta sertanezino Paulo Henrique Merlim, que entre os dias 15 e 21 de janeiro, disputará o maior evento de jiu-jítsu do planeta: o European IBJJF Jiu-jitsu Championship 2018.
Na quinta-feira, dia 11, o jovem atleta embarca para Portugal, em busca do título de Campeão Europeu da categoria Juvenil - Faixa Azul – Superpesado. O evento acontecerá em Odivelas, na grande Lisboa.
A preparação para a primeira competição fora do país tem sido intensa no tatame – e fora dele também: parceiros de treinamento, familiares e amigos se mobilizaram de várias formas, para que Paulo não desistisse do sonho de participar do campeonato mais importante de sua modalidade esportiva.
Trajetória
Paulo Henrique Merlim começou a treinar aos oito anos de idade, acompanhado pela Secretaria de Esportes e Lazer do município, sob a orientação do treinador Edvaldo Martins Franco (Dedé).
Entre suas principais conquistas, estão 3 títulos paulistas pela Federação Paulista de Jiu-Jítsu e 3 vezes campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu.
Em 2017, foi campeão do Open Curitiba - IBJJF, ganhando 4 medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono e sem quimono.
Também no ano passado, foi campeão do Open BH - IBJJF, conquistando mais 4 medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono e sem quimono.
Destacam-se também as conquistas: Campeão Brasileiro de Jiu-Jítsu sem quimono por categoria e absoluto, no Rio de Janeiro; e Campeão Sul-americano por categoria e Vice-campeão Sul-americano no absoluto, em Barueri/SP.
Paulo sempre treinou em Sertãozinho e, há algum tempo recebe apoio da Equipe Gracie Barra da cidade. Também é apoiado pelo educador físico Douglas Daniel Daher, na preparação física.
Garoto simples, de poucas palavras e muito focado, Paulo sinaliza que vai para sua primeira competição no exterior “para ganhar”.
O treinador, Edvaldo Franco, endossa que, baseando-se no desempenho do atleta até o momento, a conquista do título de campeão europeu é bem real. “Nosso trabalho, através da parceria da Associação Jiu-jítsu para Todos e a Secretaria de Esportes, tem por meta a formação das categorias de base, criando condições para que garotos como Paulo possam se dedicar aos estudos e aos treinos. Tratando-se de uma competição internacional de alto nível, é normal a cautela, mas não acredito que nosso atleta fique de fora das duas finais na categoria por peso e no absoluto”, afirma confiante o técnico.
O European IBJJF Jiu-jitsu Championship 2018 vai de 15 a 21 de janeiro. O sistema da competição é eliminatório, ou seja, o atleta sertanezino não pode perder nenhuma luta.
Mais informações sobre a competição no site ► CLIQUE AQUI
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.