Aulas presenciais da rede municipal de Ribeirão Preto seguem suspensas até 31 de maio

Aulas presenciais da rede municipal de Ribeirão Preto seguem suspensas até 31 de maio
A partir do dia 4, alunos contarão novamente com modalidade de ensino remoto; Secretaria irá disponibilizar materiais auxiliares para atividades em casa | Foto: Divulgação

27/04/2020

A Secretaria Municipal da Educação suspendeu as aulas presenciais até o dia 31 de maio. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa sobre as alterações no decreto de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus Covid-19. A recomendação é que as escolas particulares sigam a mesma medida.

As aulas da rede municipal foram suspensas em 23 de março após a publicação do primeiro decreto. Com isso, estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental realizaram atividades pedagógicas de suas casas até o dia 9 de abril. Neste período, diretores e professores das escolas criaram grupos de WhatsApp para manter a comunicação próxima com pais e alunos. As duas semanas seguintes foram consideradas recesso escolar.

Com a reformulação do calendário escolar, ficou estipulado que, nesta semana (27 a 30 de abril), professores, diretores e coordenadores pedagógicos farão um replanejamento do ano letivo para cada faixa etária. Na semana seguinte, a Secretaria da Educação voltará à modalidade de ensino remoto por meio de plataformas digitais e materiais auxiliares. Também nesta semana será avaliado todo o conteúdo oferecido no primeiro bimestre, porém, os alunos não passarão por provas.

“Tudo isso será feito com muita parcimônia e responsabilidade, pois não podemos esquecer jamais da situação individual de cada aluno e de cada família em todos os seus aspectos: sociais, econômicos, tecnológicos e alimentares. Para isso, vamos oferecer às escolas toda a autonomia e vamos pedir a participação dos pais nas decisões pedagógicas de cada escola da rede”, afirmou o chefe da Pasta, Felipe Elias Miguel.

Ainda de acordo com Miguel, os alunos do Ensino Fundamental contarão com as ferramentas disponíveis por meio da parceria com a plataforma Google For Education, enquanto os alunos dos anos iniciais do Fundamental podem acessar o aplicativo do Governo do Estado, o Centro de Mídias SP. Além disso, a Secretaria da Educação recomenda que os pais acessem a TV Cultura Educação, com conteúdo para todas as idades da educação básica disponível no canal 04.3 e nas redes sociais.

“Nós também iremos fornecer um material didático auxiliar. Cada escola entrará em contato com as famílias para organizar a distribuição dessas apostilas assim que elas estiverem disponíveis. Faremos uma busca ativa para confirmar a situação de todos os alunos e, assim, planejar a melhor forma de garantir o ensino sem deixar nenhuma criança de fora”, concluiu.

Ao retomar as aulas presenciais, a Pasta planeja oferecer atividades no contraturno escolar com o objetivo de recuperar o aprendizado dos estudantes, seja aos sábados, nos polos esportivos ou culturais.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •