Aumenta a procura pela cidadania italiana em Ribeirão Preto

Aumenta a procura pela cidadania italiana em Ribeirão Preto
Ello visa trazer o idioma juntamente com a cultura italiana para RP [foto: Martinez Assessoria/Divulgação]

Localizada em uma região que se desenvolveu com o trabalho de muitos imigrantes italianos, nos séculos XIX e XX, Ribeirão Preto faz hoje o caminho inverso. Desde o último trimestre de 2014, a procura pela cidadania italiana cresceu em larga escala em uma empresa da cidade.

Se até o final de 2014 a procura média era de 50 pessoas por mês, no final do mesmo ano e nos primeiros meses de 2015 são aproximadamente 200 novos interessados na Ello Cidadania Italiana.

Os motivos que levaram tal crescimento são vários. Entre eles, a quantidade de benefícios oferecidos por quem adquire a cidadania. “Todo brasileiro quer um plano alternativo para que ele possa morar legalmente na Europa no futuro. O filho pode fazer faculdade, pós-graduação, lá na Europa. Ele tem todos os benefícios de um cidadão europeu”, explica o diretor geral da empresa, Fabrício Zanello.

Além de poder ter uma vida como qualquer italiano, o benefício abre portas para o restante do mundo. Com a cidadania italiana, é possível circular livremente por 22 países da União Europeia. “Você pode morar legalmente, trabalhar, abrir conta corrente, ter a vida plena de um cidadão europeu.”

Fora do continente, o cidadão italiano também pode entrar nos EUA de forma mais simples. Além de não ser necessário o visto, o possuidor da cidadania pode permanecer no país a turismo ou negócios por 90 dias. A entrada no Japão e no Canadá também fica facilitada, assim como a locomoção em aeroportos da União Europeia, devido a maior agilidade nas filas da imigração.

Outro motivo que resultou no aumento da procura é a instabilidade econômica do Brasil, segundo Zanello. “As pessoas querem ter outra opção de moradia no futuro, e a Europa te proporciona muita segurança nesse sentido”, disse.

Entre os principais diferenciais da empresa, está o fato da celeridade para o reconhecimento da cidadania italiana, com a consequente emissão do passaporte italiano, que leva de oito a doze meses, pois os processos são finalizados diretamente na Itália. Desta forma, driblamos as longas filas existentes para julgamento dos processos distribuídos nos Consulados Italianos do Brasil.

Além disso, os descendentes de italianos, chamado de ítalo-brasileiros, podem contar com os serviços da Ello, independente da cidade, estado ou país em que residam. “Hoje nós temos clientes que vivem em diversos países e nos contrataram para obter o reconhecimento da sua cidadania italiana. Nós fazemos tudo por e-mail e vídeo conferência”, destaca o diretor geral da empresa.

 

Ello Escola de Italiano

Com tamanha aproximação dos ribeirão-pretanos da Itália, a Ello ampliou sua área de atuação e a partir de abril/15 irá trazer um pouco mais da cultura italiana para Ribeirão, com a inauguração da Ello Escola de Italiano.

“Muitos clientes perguntavam sobre o idioma, o que é natural, e em virtude dessa crescente demanda, nós visualizamos que seria interessante ter uma escola de italiano”, afirma o diretor geral das duas empresas.

Zanello também lembra que apesar de interligada e localizada no mesmo endereço da Ello Cidadania Italiana, a escola não tem vínculo direto e pode atender qualquer pessoa interessada. “Nosso objetivo é trazer o idioma juntamente com a cultura italiana, para que o aprendizado fique mais interessante e proveitoso para o aluno”.

Para ressaltar a parte prática, a escola irá utilizar de recursos multimídias, como filmes e músicas, e vai ensinar os alunos a preparar pratos italianos, como pizzas, pastas e bruschettas, por exemplo. Além disso, os professores já moraram na Itália, tendo maior vivência e conhecimento do assunto.

“Quando a pessoa tem a cidadania italiana, ela quer se envolver mais com o país, falar o idioma. Além disso, trata-se de mais um diferencial para a pessoa em termos de currículo” finaliza Zanello.

 

PASSO A PASSO PARA ADQUIRIR A CIDADANIA ITALIANA

O processo de reconhecimento da cidadania italiana é dividido em duas etapas, sendo a primeira no Brasil e a segunda na Itália.

 

PRIMEIRA ETAPA (NO BRASIL):

1- solicitação das certidões (nascimento, casamento e óbito), no formato inteiro teor, do requerente até o ascendente italiano, junto aos Cartórios de Registro Civil brasileiros;

2- pesquisa e busca dos documentos do italiano (batismo/nascimento e casamento) diretamente na Itália;

3- solicitação da expedição da Certidão Negativa de Naturalização (CNN) do italiano junto ao Ministério da Justiça;

4- verificação se o requerente tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana (estudo da árvore genealógica);

5- análise completa dos documentos que irão compor o processo;

6- retificação de documentos de forma administrativa ou judicial, caso haja necessidade, através da contratação dos serviços profissionais dos advogados especializados;

7- legalização da documentação completa do requerente junto ao Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (ERESP) ou Ministério das Relações Exteriores (MRE);

8- tradução de todos os documentos brasileiros para o idioma italiano, através dos serviços do Tradutor Público Juramentado;

9- agendamento de entrevista através do site do Consulado Italiano, visando a legalização dos seus documentos;

10- comparecimento ao Consulado Italiano na data agendada para legalização de todos os documentos e conclusão do processo no Brasil.

 

SEGUNDA ETAPA (NA ITÁLIA):

1- Fazer a declaração de presença na Polícia da imigração “Questura”;

2- Dar entrada na residência;

3- A Polícia Municipal vai verificar a presença e confirmar a residência;

4- Organizar a entrada da cidadania com o protocolo na Prefeitura;

5- A Prefeitura faz o pedido da Certidão de Não Renúncia ao Consulado Italiano no Brasil;

6- O Consulado Italiano no Brasil responde a Não Renúncia;

7- O Prefeito assina a cidadania;

8- É elaborada a transcrição dos documentos;

9- Ocorre a emissão de RG e Passaporte.

 

NA ITÁLIA, VOCÊ TERÁ À DISPOSIÇÃO:

a) Um funcionário do escritório italiano que exerce a recepção dos clientes no aeroporto que estão chegando do Brasil e os acompanha no regresso;

b) Um advogado responsável pelo processo na Itália, fazendo a supervisão dele e ficando à disposição para explicar e todas as etapas;

c) Um funcionário-advogado designado especificamente para o seu caso, que cuidará de todos os aspectos práticos do seu processo;

d) Um funcionário do escritório, definido por “suporte a cidadania”, que prestará assistência necessária na parte de logística.

Ressaltamos por fim, que a nossa presença é tanto no Brasil quanto na Itália, prestando assistência necessária aos nossos clientes nos seus processos de reconhecimento de cidadania italiana, desde a busca, análise e legalização dos documentos, até a finalização do processo na Itália, com a consequente emissão da carteira de identidade e passaporte italiano.


Fonte: Colaboração: Rafael Martinez
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •