Banco de Sangue de Sertãozinho está entre os 16 serviços de hemoterapia do Estado que possuem o selo de acreditação da ONA
16/04/2021
O município de Sertãozinho sempre foi referência na área da saúde e, agora, a cidade também pode se orgulhar por ser referência em serviços de hematologia e hemoterapia. Isso porque, recentemente, o Banco de Sangue de Sertãozinho passou por nova avaliação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que resultou na manutenção do Selo de Acreditado Pleno – Nível 2.
De acordo com a coordenadora técnica do Banco de Sangue, Nathália Maia Vanzella Trevisan Mendes, obter uma acreditação da ONA é atestar a qualidade dos processos de uma instituição.
“Trata-se de validar, através de um sistema de avaliação de padrões e requisitos rigorosos previamente definidos, que a instituição possui qualidade nos processos e na gestão, e ainda garante a segurança da assistência no setor de saúde”, explica.
O Banco de Sangue foi acreditado pela primeira vez em outubro de 2019, já com o Nível 2 – Acreditado Pleno; na ocasião, foi o primeiro prestador de serviço na área da saúde a receber a acreditação da ONA dentro do município de Sertãozinho.
Hoje, a instituição figura entre o seleto grupo de apenas 16 empresas de hematologia e hemoterapia do Estado de São Paulo, que são acreditadas pela ONA.
“A ONA busca avaliar a organização da instituição na sua totalidade, como aspectos estruturais, gestão dos recursos, qualidade na execução dos processos e segurança na assistência. Possuir este selo de Acreditado Pleno é coroar um serviço que vem sendo ampliado e modernizado constantemente, sem perder em qualidade e humanização com seus doadores e pacientes”, avalia a diretora do Banco de Sangue de Sertãozinho, Drª Rita de Cássia Lopes Pacca.
Sobre a ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos internacionalmente em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá como membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua).
A metodologia nacional da ONA é a mais utilizada em todo o território nacional. Ela prevê a evolução institucional nos requisitos de qualidade, uma vez que o processo de certificação abrange três níveis: acreditado, acreditado pleno e acreditado com excelência.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.
Conteúdos Relacionadas
- 13/02/2020 - Bloco do Mané anuncia a folia carnavalesca
- 14/02/2020 - Construção das novas instalações do Centro POP segue em andamento
- 14/02/2020 - Meio Ambiente tem fiscalização atuante em Sertãozinho
- 17/02/2020 - UBSs de Sertãozinho terão plantões especiais de atendimento durante o C...
- 17/02/2020 - GCM realiza sonho de criança em festa de aniversário