Brasil bate recorde de mortos pela violência
06/06/2019
Quase 66 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em um ano. A informação é do atlas da violência, elaborado pelo Ipea, em parceria com Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em registros do Ministério da Saúde referentes ao ano de 2017.
De acordo com o estudo, esse é o maior nível histórico registrado. Os números apontam que 60% das quase 66 mil vítimas era homem, negra, e com idade entre 15 e 19 anos.
O atlas ainda aponta que houve aumento de cerca 7% nas mortes causadas por armas de fogo. Um fator preocupante, e que chama atenção, é o crescimento da violência contra determinados grupos, como negros, mulheres e homossexuais.
Para se ter ideia, em 2017 foi registrada uma medida de 13 assassinatos de mulheres por dia. // foram quase 5 mil mortas em um ano. O estado que teve maior aumento de homicídios por 100 mil habitantes foi o Ceará, alta de 49%, seguido do Acre, com 42%.
No Acre, o principal motivo para o aumento das mortes foi a disputa por novas rotas para o tráfico de drogas vindas da Bolívia e do Peru.
Por outro lado, o índice de mortos a cada 100 mil habitantes caiu 22% em Rondônia e 19% no Distrito Federal. As maiores reduções.
Para ter acesso ao Atlas da Violência, acesse o site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.