Campanha da Fraternidade 2016 tem como tema saneamento básico
A situação do saneamento básico no Brasil será refletida pela Igreja Católica durante a Quaresma – período de 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa. Segundo os dados do Ministério das Cidades, mais da metade da população brasileira ainda não têm acesso às redes de coleta e tratamento de esgoto e do esgoto coletado nos municípios do Brasil, apenas 39% passa por tratamento.
A Campanha da Fraternidade deste ano será ecumênica, ou seja, a coordenação é da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Integram a comissão da Campanha de 2016 a Igreja Católica, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (Ieab), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (Isoa), Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Igreja Visão Mundial e Igreja Aliança de Batistas do Brasil.
O objetivo da campanha é debater com a sociedade as questões relativas ao saneamento básico a fim de garantir o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida dos brasileiros. O tema escolhido para a reflexão é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).
A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, “Laudato Si”. A situação do problema sanitário brasileiro será discutida nas missas, cultos e reuniões das igrejas que integram o Conic.
Neste ano a Campanha da Fraternidade ocorre em parceria com a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha -, que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, África e da América Latina.
Fonte: RBJ
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.