Campanha de Vacinação contra o HPV começa no próximo dia 28

Campanha de Vacinação contra o HPV começa no próximo dia 28
Campanha de Vacinação contra o HPV tem início no próximo dia 28, e deve imunizar cerca de 4 mil garotas, com idades entre 9 e 13 anos / Foto: Adilson Lopez

A partir do próximo dia 28, segunda-feira, garotas com idades entre 9 e 13 anos devem ficar atentas, pois terá início em Sertãozinho, a Campanha de Vacinação contra o HPV – uma atividade preventiva coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.

A enfermeira Ana Paula Santos, coordenadora do serviço de Vigilância Epidemiológica, explica como se dará a imunização. “A vacinação das meninas de 9 a 11 anos completos será realizada diretamente nas escolas, tanto da rede pública, quanto da rede privada, pois é a faixa etária priorizada para esta campanha. Já as meninas de 12 e 13 anos deverão comparecer às salas de vacina do município, para receberem a dose”, explica Ana Paula, que completa: “esta edição da campanha também contemplará a imunização de mulheres de até 26 anos, infectadas pelo vírus HIV”.

A secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, reforça o pedido aos pais, para que incentivem suas filhas a se prevenirem. “A vacina é muito eficaz no combate ao HPV, cujo vírus são importantes agentes causadores do câncer de colo de útero. Por esse motivo, é necessário que os pais fiquem atentos à campanha, e incentivem suas filhas a receberem a vacina, que está sendo oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde”, afirma.

É importante ressaltar que, no momento da imunização, o ideal é que as meninas apresentem suas cadernetas de vacinação.

Para as meninas de 12 e 13 anos, que deverão se imunizar diretamente nas salas de vacina, vale lembrar que, os setores atendem das 8h às 17h, com exceção da sala de vacina da USF “Dr. Luiz Albanez Neto”, no Jardim Helena, que funciona das 8h às 13h, e da unidade de Cruz das Posses, que atende das 8h às 18h.

 

Os endereços dos pontos de vacinação são:

- UBS Jardim Alvorada – Rua Paulo Meloni, 674 – Fone: 3947-3232;
- UBS Jardim Jamaica – Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531 – Fone: 3947-3231;
- UBS Cohab III – Av. Hideo Takada, s/nº – Fone: 3947-1646;
- UBS Cohab VIII – Rua Victório Bisson, 396 – Fone: 3945-0961;
- UBS Cruz das Posses – Rua Floriano Peixoto, 1.034 – Fone: 3949-1102;
- USF Jardim Helena – Rua Sebastião Damascena, 187 – Fone: 3942-6542;
- Centro de Saúde II – Rua Pedro Bighetti, 910 – Fone: 3945-0475.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3945-7640.

 

Falando em prevenção...

Recentemente, a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, participou do “Encontro dos Municípios do Estado de São Paulo para Enfrentamento da Dengue 2015/2016”, ocorrido na capital paulista. A ação teve por objetivo capacitar os profissionais da saúde para detecção e notificação de casos de dengue, envolvendo todos os municípios do Estado.

A ação contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Dr. David Uip; do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Stenio Miranda; do superintendente da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), Dr. Danton P. Fonseca Júnior; e do representante Coordenadoria do Controle de Doenças, Dr. Marcos Boulos.

“Na ocasião, nós discutimos sobre as estratégias a serem adotadas para controle dos casos de uma doença que teve aumento de mais de 1000% em 2015, em todo o Estado, com elevado número de óbitos. Também recebemos orientações sobre o controle da dengue e a realização de trabalhos educativos junto à população, já que 90% dos criadouros estão dentro das casas, dando continuidade ao ciclo de reprodução do mosquito, e aumentando o número de infectados”, comentou a secretária Rita Montenegro, reforçando que: “é muito importante que as pessoas tomem consciência da importância de combater os pontos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação desses mosquitos”.

Vale lembrar que, em Sertãozinho, a equipe do Núcleo de Controle de Vetores trabalha diariamente no combate aos criadouros do mosquito da dengue, com ações de bloqueio de transmissão, conscientização da população, averiguação de densidade larvária, entre outras.

E por falar em ações educativas, antenada ao amplo e frequente acesso dos cidadãos às mídias sociais, a Prefeitura de Sertãozinho, através de uma união de forças entre as secretarias de Saúde, Educação e Cultura, e Governo, por meio do departamento de Assessoria de Comunicação, dará início a uma série de dicas gravadas em vídeo, com a participação mais do que especial de alunos da rede municipal de ensino.

Fique atento ao Facebook e ao site da Prefeitura ( www.sertaozinho.sp.gov.br )! A primeira dica irá ao ar na segunda-feira, dia 21.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •