Campanha Fique Sabendo traz ações de combate ao HIV, sífilis e hepatites virais

Campanha Fique Sabendo traz ações de combate ao HIV, sífilis e hepatites virais
Na primeira semana de dezembro, o Centro de Referência de Infectologia de Sertãozinho intensificará a realização de testes rápidos de HIV e outras ISTs | Foto: Carlos Rocha

01/12/2020

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, promove a partir deste 1º de dezembro atividades de intensificação de diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites virais em função do Dia Mundial de Combate à AIDS. Trata-se da 13ª edição da campanha Fique Sabendo, ação que faz parte do planejamento do Programa Estadual de DST/AIDS e que segue até o dia 7 de dezembro.

O objetivo da campanha, que acontece anualmente, é estimular a testagem dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), principalmente entre as pessoas que tenham vida sexual ativa, nunca realizaram o teste e pertençam a populações mais vulneráveis.

Segundo a assistente social e coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, Fábia Tolvo, a pandemia de covid-19 tem causado em todos os municípios forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis, em especial, não sendo diferente em Sertãozinho.

“A média mensal de procura por testagem caiu aproximadamente 50% em relação aos mesmos meses de 2019. Por isso queremos, através da campanha Fique Sabendo, promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, assim como vincular o portador de HIV ao Centro de Referência de Infectologia e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico”, informa Fábia.

Confira abaixo quais serão as ações da Campanha Fique Sabendo:

Sertãozinho
Local: Centro de Referência de Infectologia
Ações: Testagem para o diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C, e autoteste para HIV
Data: de 1º a 07 de dezembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

Cruz das Posses
Local: Praça central
Ação: Testagem para o diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C, e autoteste para HIV
Data: 03 de dezembro, quinta-feira
Horário: das 10h às 16h

Para participar de qualquer uma das ações, é só comparecer levando documento com foto. “O teste fica pronto em 40 minutos. Caso o resultado seja positivo, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Sertãozinho dará todas as informações necessárias ao paciente sobre como iniciar o tratamento”, Fábia declara.

Além de retomar e reforçar as ações de prevenção e diagnóstico do HIV e outras ISTs e o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV, a campanha é uma oportunidade de divulgar as novas instalações do Centro de Referência de Infectologia "Dr. João Batista Ortolan", que está lotado em sede própria desde junho, na Av. Hideo Takada, s/ nº - ao lado da UBS da Cohab, onde era o antigo ambulatório de saúde mental.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •