Canais oficiais da Prefeitura ajudam a combater Fake News
27/05/2020
Na era digital, a informação está, literalmente, em nossas mãos. Basta um toque em nossos celulares. Essa facilidade, porém, também ajuda a propagar notícias falsas: as famosas Fake News.
Além disso, devido ao distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção da Covid-19, as pessoas estão em casa e usando mais a internet, para trabalho, estudo e lazer. Esse é um cenário perfeito para que pessoas mal-intencionadas se aproveitem do contexto vivido para propagarem Fake News.
Além de disseminarem a desinformação, as notícias falsas muitas vezes levam os usuários de internet a caírem em golpes ao direcioná-los a links de sites com programas e aplicativos maliciosos.
Responsabilidade
Ao receber uma mensagem, a pessoa precisa ter a responsabilidade de checar a veracidade da mesma em sites de órgãos oficiais. Caso o munícipe receba qualquer informação suspeita, um dos caminhos para tirar as suas dúvidas é a Ouvidoria do Município, que apura todas as solicitações e denúncias passadas pela população.
Ouvidoria
A ouvidora do município, Elizabeth Cristina da Rocha Costa, informa que a Ouvidoria está a serviço dos munícipes para auxiliar em reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitação de informações. “Nessa era digital, cada um conta um conto e várias notícias falsas saem a todo momento. Então, a Ouvidoria, além de receber e buscar resolver as solicitações de nossos munícipes junto aos setores responsáveis, também se coloca à disposição para responder aos pedidos de informação”.
Você pode entrar em contato com o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, através de telefone, e-mail, site da Prefeitura e aplicativo:
- Telefones: 156 ou 2105-1006
- E-mail: ouvidoria@sertaozinho.sp.gov.br
- Site: sertaozinho.sp.gov.br (ícone “Ouvidoria 156”)
- Aplicativo: Sertãozinho Conectada (disponível para download em smartphones com sistema Android, na Play Store)
Elizabeth alerta que está circulando uma mensagem dizendo que o número de telefone 156 é um canal de informação sobre o recebimento de Auxílio Emergencial e seguro-desemprego, o que não é verdade. “Isso é Fake News. Estamos recebendo várias ligações com perguntas sobre esses benefícios. Porém, tratam-se de auxílios de responsabilidade do Governo Federal. O Município não tem acesso a essas informações”.
É importante dizer que o telefone 156 é um número padrão usado pelas prefeituras em geral. Então, o cidadão deve fazer a chamada dentro da cidade de Sertãozinho, caso contrário, o atendimento cairá no município em que a pessoa se localiza.
Outros canais oficiais
Se o munícipe precisar checar uma informação à noite ou no final de semana, pode recorrer ao site (sertaozinho.sp.gov.br) e às redes sociais da Prefeitura (Facebook e Instagram: @prefeiturasertaozinhosp).
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