Celular pirata traz riscos ao consumidor
17/10/2019
Fique atento na hora de comprar um celular. Isso porque há uma série de aparelhos piratas sendo comercializados por aí. Muitas vezes o preço mais barato que o normal chama a atenção, no entanto há riscos.
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, homologa diversos aparelhos, entre eles os celulares.
Esse processo consiste em analisar diferentes pontos, entre eles, resistência do equipamento e transmissão de sinal. Tudo para garantir a segurança dos usuários.
Os celulares que vem de fora, contrabandeados, ou comprados para uso próprio, não passam por esse processo, e podem trazer riscos.
Por exemplo: a bateria do aparelho pode ser de má qualidade, e pode chegar a explodir ou pegar fogo. A transmissão pode invadir outras frequências. Além disso, há celulares importados que não funcionam no Brasil, por conta da tecnologia de telecomunicação usada no país.
Para evitar a comercialização de produtos não homologados, a Anatel realiza apreensões.
No último mês, em uma operação, mais de 23 mil itens piratas foram recolhidos em onze estados. Para mais informações sobre aparelhos celulares homologados, e certificados, acesse anatel.gov.br.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.