Chegou a hora de vacinar seu cão contra a gripe!

Chegou a hora de vacinar seu cão contra a gripe!
divulgação

O mês de maio chegou e, com ele, as temperaturas têm se apresentado mais amenas. Mas, a mudança climática que agrada as pessoas pode desencadear uma doença infecciosa nos cães: a gripe canina.

Também conhecida como traqueobronquite infecciosa ou tosse dos canis, a gripe canina é uma enfermidade aguda e altamente contagiosa, que acomete as vias aéreas dos animais. Sua incidência aumenta com a chegada do inverno e as mudanças bruscas de temperatura.

A doença pode ser causada por um ou mais agentes infecciosos, tais como o Adenovírus canino II, Parainfluenza e Coronavírus respiratório canino, e a bactéria Bordetella bronchiseptica. Os sintomas se caracterizam por tosse, geralmente seca, forte e persistente, além de corrimento nasal; porém, o animal contaminado também pode apresentar febre, falta de apetite, apatia e perda de peso.

“Por se tratar de uma doença viral, o risco de infecção existe em qualquer lugar, seja pelo ar ou pelo contato direto com cães doentes, até mesmo num simples passeio. A gripe canina não oferece risco à saúde humana”, explica a médica veterinária do Mascote Pet Shop, Drª Ana Flávia Ferreira.

 

Prevenção

Assim como para os seres humanos, existe uma vacina que previne de forma eficaz os cães contra a gripe canina. A dose pode ser aplicada a partir dos dois meses de vida, com um reforço dentro do intervalo de 21 a 30 dias. Depois disso, a manutenção é feita com uma dose anual.

“É importante esclarecer que, apesar da vacinação, é preciso que o proprietário adote boas práticas de manejo, como a adequada desinfecção do ambiente. Evitar a exposição do animal a mudanças bruscas de temperatura e a ambientes úmidos, também são pontos que também devem ser observados”, pontua Drª Ana Flávia.

Daniela de Oliveira Dandaro é dona da shih-tzu Nina. Ela aderiu à vacina contra a gripe canina para proteger sua melhor amiga. “Demorei para ter um cachorro e, quando adquiri a Nina, desde o início, meu pensamento foi o de oferecer o melhor para a saúde dela. Então, optei pela imunização contra a gripe canina já nos primeiros meses de vida, logo depois das vacinas obrigatórias, que protegem de outras doenças agressivas, além da raiva. Minha cachorra não apresentou reações e o processo foi bem tranquilo. A Nina está com 10 meses, nunca ficou doente e, com certeza, indico a vacina para outras pessoas”, afirma.

Vale lembrar que, nada impede que cães adultos iniciem um programa vacinal contra a gripe a qualquer momento, e que a imunização deve ser feita, obrigatoriamente, por um médico veterinário.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •