Com ribeirão-pretano no comando, Seleção Brasileira de Caratê viaja nesta sexta para o Pan

Com ribeirão-pretano no comando, Seleção Brasileira de Caratê viaja nesta sexta para o Pan
Técnico Ricardo Aguiar (último da direita) comanda o Brasil nos Jogos Pan-Americanos pela primeira vez [Divulgação]

A Seleção Brasileira de Caratê, treinada pelo ribeirão-pretano Ricardo Aguiar, viaja na noite desta sexta-feira, 17, para o Canadá. A equipe disputa os Jogos Pan-Americanos nos dias 23, 24 e 25 de julho. A preparação foi feita durante essa semana no Núcleo de Alto Rendimento (NAR), centro especializado em ciência do esporte, na capital paulista.

Ao lado da técnica Lucélia Brose, Aguiar comanda os sete atletas brasileiros no Pan pela primeira vez. Para auxiliar nos treinos, mais quatro atletas foram convocados, sendo três deles de Ribeirão Preto.

O time brasileiro é formado por três homens e quatro mulheres. “Agora é acertar os últimos detalhes de cada um. É um grupo pequeno e com isso podemos trabalhar mais a individualidade deles e a realidade de cada categoria”, disse.

Em Toronto, a equipe se prepara durante cinco dias até o início das lutas. “Vamos fazer dois treinos por dia. Um pela manhã e outro na parte da tarde. Serão atividades técnicas, táticas, físicas e psicológicas, com palestras também. O nosso foco vai ser o bem estar dos atletas”.

Aguiar, que já disputou os Jogos Pan-Americanos como atleta em 2003, explica que os brasileiros já conhecem os adversários, pois muitos já se enfrentaram em outras competições. “Eu estou acostumado a estudar os oponentes desde sempre. Assim a gente já consegue elaborar uma estratégia específica para cada atleta.”.

Ele acredita em um bom desempenho dos atletas nos Jogos Pan-Americanos, já que em 2013 e 2014 a seleção foi campeã pan-americana e nesse ano a equipe conquistou o vice-campeonato, perdendo apenas por uma medalha.

Esses campeonatos são disputados anualmente e o Pan, que faz parte do ciclo olímpico, é disputado de quatro em quatro anos. “Estamos entre os três melhores da modalidade. Somos uma potência sim na América. Vamos lá para buscar sete medalhas com os nossos sete atletas”, disse.

Os Jogos Pan-Americanos acontecem de 10 a 26 de julho em Toronto, no Canadá.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •