Como diminuir a ansiedade em 3 passos

Como diminuir a ansiedade em 3 passos

A ansiedade é um sentimento que nos acompanha desde os primeiros anos de vida, sentimos calafrio, o coração dispara, trememos e os pensamentos ficam a todo vapor.

Quem sofre de ansiedade tem esses e outros sintomas. Esse tipo de mal-estar acomete muitas pessoas e é muito desgastante.

A boa notícia é que existem maneiras simples de controlar a sua ansiedade. Vou compartilhar com vocês três formas de amenizar estas sensações:

1. Identificar o problema é metade do caminho.

Quando estamos ansiosos tendemos a ter pensamentos catástroficos, onde parece que tudo irá dar errado.
A ansiedade é causada por diversos motivos.
Se atente ao seu motivo, aquilo que está no foco da sua atenção. Quando identificamos o motivo, fica muito mais possível controlar a ansiedade. Com o motivo identificado, respire fundo e convença-se de que não há razão para tanta ansiedade. Reprograme sua mente para ficar mais tranquila diante do motivo que deixa você tão impaciente.

2. É fundamental manter o controle da respiração

Uma crise de ansiedade não faz apenas a nossa mente descarregar pensamentos conflitantes. As outras partes do corpo também sentem os efeitos. Repare como o coração dispara e a respiração fica difícil. Com o tempo, você pode até desenvolver sintomas físicos para as suas preocupações.

Por isso é importante controlar a ansiedade, e a respiração pode ser crucial para isso. Respirar corretamente atua sobre o nosso sistema nervoso, fazendo desacelerar os processos no corpo desencadeados pela tensão.

Sendo assim, sempre que sentir que a ansiedade está chegando, pare tudo e respire profundamente. Isto é, inspire de forma lenta até inchar a barriga. Depois, expire esse ar lentamente. Faça esse processo três vezes, depois tente voltar à respiração normal. Se a ansiedade persistir, repita até acalmar-se.

3. Praticar exercícios físicos ajuda a controlar a ansiedade

Parece uma contradição, mas exercícios físicos são ótimos para acalmar o corpo e a mente.

Isso porque, durante a atividade física, seu corpo libera substâncias que aumentam a sensação de prazer. Além de você se distrair dos problemas do dia, ainda vai melhorar o desempenho da circulação sanguínea e da própria respiração, sua parceira no controle das crises.

Com essas três dicas você provavelmente vai conseguir amenizar a sua ansiedade. Aliado a elas, procure, também ajuda psicológica.

Um grande abraço.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •