Como evitar a insônia e ter mais qualidade de vida?

Como evitar a insônia e ter mais qualidade de vida?

O número de pessoas que reclamam sobre a qualidade ou falta de sono é crescente a cada ano. A vida moderna nos trouxe diversas facilidade e preocupações extras, que impactam diretamente na qualidade do sono, tais como estresse, problemas no trabalho, sobrecarga de informações devido aos meios digitais entre outros podem estar prejudicando seu sono.

Os distúrbios do sono reduzem nossa concentração e trazem diversos transtornos para a vida pessoal e profissional, interferindo diretamente na sua qualidade de vida.

Deixo abaixo algumas recomendações que podem contribuir para uma noite com sono mais tranquilo:

 

1) Estresse e preocupações provocam insônia

Evite focar nos problemas próximos a hora de deitar, o momento de dormir deve ser o mais tranquilo possível. Desligar-se dessas questões na hora de dormir, é muito importante para a qualidade do sono.

2) Deixe o trabalho no trabalho

A insônia pode ser causada por situações de conflito no trabalho, desafios perturbadores, sobrecarga de trabalho etc. Todos esses problemas não apenas prejudicam o seu sono como reduz seu desempenho profissional.
Então, ao invés de levar todo esse estresse para a sua vida particular, deixe-o no local em que deve ficar no trabalho.

Permita-se restringir os assuntos do trabalho na sua casa, assim, você estará mais concentrado durante o dia, e terá momentos para relaxar e se desligar dessas preocupações. Isso irá reduzir a insônia, melhorar sua qualidade de vida e relacionamento com as pessoas de seu convívio.

3) Crie um ritual para fugir da insônia

Crie um ritual de tranquilidade para melhorar seu sono e reduzir os problemas com insônia. Tome um banho antes de dormir e use roupas confortáveis. Tome um chá relaxante ou leite morno.
Procure ter cobertas e lençóis sempre limpos e perfumados. Reduza a quantidade de luz e aparelhos eletrônicos no quarto.

Evite atividades que despertem sua atenção. Escute uma música tranquila, faça uma meditação ou utilize recursos como a respiração guiada. O oxigênio ajuda a reduzir a adrenalina e contribui para o relaxamento.
Busque dormir e acordar no mesmo horário. Crie seu ritual, ele indicará ao seu cérebro e seu corpo que chegou a hora de dormir.

4) Faça exercícios físicos

Exercícios físicos contribuem com a qualidade de vida e ajudam a evitar a insônia. Quando fazemos exercícios físicos, o corpo libera serotonina, endorfina e dopamina. Esses hormônios auxiliam no relaxamento e sensações de prazer, contribuindo diretamente na qualidade do sono.

5) Investigue as causas da insônia

Nem sempre as causas de insônia estão relacionadas com hábitos e estilo de vida. Alguns transtornos neurológicos podem estar relacionados com seu caso. Também é importante saber que situações de crises relacionadas a fatores psicológicos e emocionais podem afetar o sono.

Se você passou por algum trauma ou perda recente de um ente querido, é completamente justificável e compreensível que isso afete seu sono e surjam problemas com insônia.

 

Laís Almeida da Silva é Psicóloga. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •