Como lidar com insegurança e ciúmes no seu relacionamento
10/02/2022
A insegurança e o ciúmes podem atingir proporções exageradas e até patológicas dentro de um relacionamento. Por isso que é muito importante saber diferenciar uma situação ocasional e moderada, de sintomas relacionados com o amor obsessivo e o ciúmes patológico.
Nesses casos, o medo e a insegurança são causados por uma ameaça desconhecida, ou mesmo inexistente. O ciúme doentio faz com que a pessoa desenvolva uma série de pensamentos e sentimentos negativos.
E isso acaba privando o outro de sua liberdade e privacidade, passando a ser controlado de forma doentia. Mas afinal, como lidar com a insegurança e ciúmes nos relacionamentos?
É preciso atenção para entender as causas da insegurança e do ciúme. Muitas vezes alguma situação pode levar uma pessoa a uma crise. Mas quando aparentemente isso acontece por fatores indeterminados, pode indicar uma condição que requer muitos cuidados.
Destaco abaixo 5 dicas para você aprender a lidar com a insegurança e ciúmes dentro do seu relacionamento:
1) Entenda os motivos da insegurança e ciúmes do parceiro
Insegurança e ciúmes tem causa, e muitas vezes causas profundas, provenientes de experiências da infância. Por isso, procure conhecer o outro e entender as causas de comportamentos guiados por medo e insegurança. São vários os gatilhos que podem levar uma pessoa aos ciúmes, tais como: sensação de abandono; traumas; falta de afeto; negligência de atenção e cuidados entre outros. Essas questões podem inclusive estar apenas na cabeça de quem sente ciúmes exigindo cuidados especiais.
2) Busque formas para estabelecer uma comunicação eficiente
Uma boa comunicação deve fazer parte de qualquer relacionamento saudável. Somente o diálogo irá permitir que haja entendimento entre o casal. Assim fica mais fácil expor para o parceiro o que incomoda e o que pode ser evitado. O diálogo traz cumplicidade, confiança, companheirismo e ajuda aliviar dores que guardamos e escondemos. Nada melhor do que poder contar com seu parceiro na hora de desabafar.
3) Converse com seu parceiro e evite que ele fantasie a partir do medo
Muitas vezes o ciúme é alimentado pela falta e informação e conhecimento do parceiro. Para um casal ser feliz, a confiança e o respeito precisam ser cultivados. Pequenas atitudes como apresentar seu par a seus amigos, colegas de trabalho ajudam a eliminar inseguranças.
Esclareça quem é quem na sua vida, para que seu parceiro participe de sua vida social. Assim o medo perde força e é possível evitar que o parceiro fantasie sobre o que ele desconhece.
4) Preserve a sua individualidade e estabeleça limites
Ao contrário do que muitos pensam, é preciso limites para preservar a privacidade e individualidade entre os parceiros. Valorize o tempo que pode dedicar a si mesmo(a) e priorize esses momentos. Deixe seu parceiro a par de tudo, mas reserve um tempo para desfrutar com amigos e dê tempo a ele(a) para preservar também sua rotina e liberdade. Pessoas ciumentas possuem uma grande tendência a se tornarem grandes controladores e acabam castrando a liberdade do outro. Por isso, estabelecer limites e não alimentar o ciúme é fundamental.
5) Faça acordos de convivência
Relacionar-se bem depende de pequenos acordos de convivência. Isso significa conhecer bem o parceiro e saber o que não agrada. Haverá momentos em que ambos precisarão ceder, para que haja harmonia no relacionamento. Com esses acordos, diversos problemas podem ser evitados. Além disso, eles irão fortalecer os vínculos de confiança do casal e estabelecer limites de segurança.
Se estiver difícil para você de assimilar as informações e coloca-las em prática, busque ajuda profissional. Faça terapia.
Abraços
Laís Almeida da Silva é psicóloga e colaboradora do Portal O Pinga Fogo. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.
CONTATO
Espaço Madri - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 2598
Telefone: (16) 9-9143-3707
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.