Como superar o término de um relacionamento

Como superar o término de um relacionamento

30/03/2022

Sempre é difícil e doloroso um término, nos acostumamos com o parceiro, fazíamos coisas juntos e de repente precisamos nos adaptar a nova rotina, principalmente quando se trata de relacionamentos longos.
O Rompimentos pode se tornar mais doloroso principalmente quando uma das partes ainda ama muito ou está muito acostumada.
Existem casos onde o relacionamento já não está bom, mas a dependência ou medo de enfrentar a nova situação faz com que a pessoa continue empurrando com a barriga e relevando coisas que de certa forma não deveria relevar.

Outra coisa difícil é admitir que o relacionamento acabou, que não existe mais amor, ou que a situação está tão ruim que deverá ter um ponto final e é por isso que vemos tantos relacionamentos ruins seguindo aos trancos e barrancos.

Nos primeiros dias e até nos primeiros meses é absolutamente normal sentir o vazio, a falta, as lembranças se voltam para aqueles momentos de tantas alegrias.
Você sente falta da companhia, ou até mesmo de saber que em um determinado horário o outro estaria em casa, o cheiro que lembra ele, os lugares que vocês iam juntos, toda essa saudade é compreensível.

Mas é justamente nessa hora que você precisa ter mais paciência e viver esse processo, tudo que acaba precisaremos de um tempo para elaborar, na psicologia chamamos isso de luto.
O luto tem uma utilidade muito importante, é a partir dele que começamos esse processo de compreensão, é quando fazemos a elaboração do que está acontecendo e nos preparamos para seguir em frente.

A vida é a arte do desapego, precisamos aprender a virar a página até para nos permitirmos viver as coisas novas e abandonar aquilo que já não faz mais sentido na sua vida. Nós perdemos muitas coisas durante a vida, perdemos pessoas, trabalhos, coisas, mas também ganhamos tantas outras ao longo da nossa existência.

Ninguém é obrigado a amar a gente até morrer, é importante entendermos isso também, os sentimentos se transformam ao longo do tempo e os seus também. O único sentimento que deve permanecer forte e cuidadoso é o seu amor próprio, esse sim deve te acompanhar pela vida toda.

A pior coisa é continuarmos em um relacionamento falido, muitas vezes o outro está ali mas fica distante o dia todo, não te vê mais como mulher, não se importa mais com seus sentimentos e permanecer nesse lugar vai te matando aos poucos.

Um relacionamento não acaba de um dia para o outro, as coisas levam tempo para acontecer, muitas vezes não percebemos que isso vai acontecendo e quando nos separamos bate os medos de não conseguir tocar a vida pra frente.

Vou deixar aqui 10 dicas para você superar o termino, manter o amor próprio e seguir em frente:

DICAS:

1. Viva o luto e entenda porque o relacionamento acabou;

2. Não se isole totalmente, busque a companhia das pessoas que te escutam e te consolam;

3. Chore tudo o que tiver para chorar;

4. Fale bastante sobre o assunto, quanto mais falamos mais elaboramos os nossos sentimentos;

5. Se ocupe fisicamente e mentalmente com outras coisas;

6. Não siga o ex nem pessoas muito próximas a ele nas redes sociais;

7. Com o tempo você vai perceber que os sentimentos não acabam do dia para a noite;

8. Não force uma amizade com o ex;

9. Aprenda a proteger as suas emoções e vulnerabilidades, isso não é vergonha, você precisa se poupar de certas coisas;

10. Não engate em outro relacionamento depois de uma separação, elabore tudo isso primeiro.

 

Laís Almeida da Silva é psicóloga e colaboradora do Portal O Pinga Fogo. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.

CONTATO
Espaço Madri - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 2598
Telefone: (16) 9-9143-3707


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •