Copa da Mundo na Suécia
09-05-2018
1 – Depois de várias tentativas frustradas, o Brasil realiza, enfim, o velho sonho de ser coroado campeão da Copa do Mundo. E conseguiu na Suécia, invicto, naquele inesquecível 1958.
2- Com uma seleção recheada de craques, o Canarinho realizou uma campanha memorável com vitórias sobre a Áustria (3x0), União Soviética (3x0), País de Gales (1x0), França (5x2) e Suécia (5x2) – na final. O Brasil teve apenas um empate diante da Inglaterra (0x0).
3- Na partida final, em 29 de junho, em Estocolmo, o Brasil venceu a anfitriã Suécia por 5 a 2, com gols de Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo (1). A Seleção Brasileira era formada por Gilmar, Djalma Santos, Bellini e Nilton Santos, Zito e Orlando, Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagallo, e com o técnico Vicente Feola.
4- O lateral direito De Sordi foi titular até a semifinal, mas na véspera da decisão sentiu-se mal emocionalmente, sendo substituído pelo sortudo Djalma Santos, que foi eleito o melhor lateral do mundial jogando apenas uma partida.
5- Pelé, naquela Copa, tinha apenas 17 anos e oito meses. Ninguém mais foi campeão tão jovem na história das Copas do Mundo.
6- Pelé e Garrincha, dois gênios da bola, e Zito, o líder, só entraram no time como titulares a partir do terceiro jogo contra a União Soviética. Isso só foi possível por solicitação dos jogadores Bellini, Didi e Nilton Santos em uma reunião com o técnico Feola.
7- Além de ser uma grande seleção, o Brasil contou com a brilhante chefia da delegação de Paulo Marchado de Carvalho, chamado de “General da Vitória”.
8- O atacante franchês Juct Fontaine foi o artilheiro da Copa com 13 gols, recorde até agora em uma só competição.
9- Para o mundial de 1958, a CBF importou 60 pares de chuteiras da Alemanha, mas não foram usadas, sendo barradas pela alfândega brasileira.
10- Como o Brasil e a Suécia, os dois finalistas, tinham uniformes iguais - camisas amarelas e calções azuis - foi realizado um sorteio para definir as cores das duas seleções em campo. O Brasil perdeu no sorteio, sem uniforme reserva, teve que comprar camisas azuis em Estocolmo e bordar os números e os escudos.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.