Copa do Mundo, as origens e as dificuldades no início da competição
09/04/2018
Estamos nos aproximando da Copa do Mundo da Rússia e, nesta edição, iremos contar um pouco sobre as origens e as dificuldades no início da competição.
1- Por que Copa do Mundo? – Cup, era o nome da primeira taça da história disputada por seleções nacionais. Instituída pela The Football Association a partir de 1872, reunia Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. A Copa do Mundo (ou World Cup) nada mais era do que a intenção de ampliar essa Cup Britânica em termos mundiais.
2- Criar um campeonato um mundial de futebol era o velho sonho de Jules Rimet, o presidente da FIFA. Ele lutava por isso desde 1914, mas somente conseguiu convencer os demais dirigentes de que a aventura valeria a pena em 1928. Principalmente depois que a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) se comprometeu a pagar as despedesas e a dividir o lucro com os demais participantes, para que a primeira Copa fosse realizda em 1930, no Uruguai.
3- Mesmo assim, somente quatro países europeus participaram da primeira Copa do Mundo, em 1930: França, Bélgica, Iugoslávia e Romênia. O motivo alegado pelos ausentes era sempre o mesmo: estar no campeonato significava perder quinze dias para ir, quinze para voltar, pois as viagens eram feitas por navios. As federações alegavam que tanto tempo fora era prejuízo na certa, considerando também que grande parte dos atletas eram amadores e não poderiam se ausentar do trabalho por tanto tempo.
4- Mas os uruguaios queriam mesmo era jogar e patrocinar a primeira Copa do Mundo, tiveram que construir Estádio Centenário Montevidéu, com capacidade para 80 mil lugares. O estádio ficou pronto após cinco dias do início da competição. O Uruguai foi campeão ao vencer a Argentina por 4 a 2, em 30 de julho de 1930.
5- A taça do mundo passou a ser chamada de Jules Rimet. A partir de 1950 foi construída em ouro puro, com altura de 55cm e peso de 1,8kg, no valor de US$ 15.500.
6- Na primeira Copa, o Brasil foi representado somente por jogadores do Rio de Janeiro. Isto porque a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) cometeu um erro estratégico: Não incluiu na comissão técnica dirigente paulista, em represária, APEA Paulista não cedeu jogadores de São Paulo. O Brasil ficou em 6º colocado.
7- Participaram da Copa treze seleções: nove das Américas e quatro da Europa.
8- O primeiro artilheiro dos mundiais foi o atacante Stabile (Argentina) com oito gols, em 1930.
9- O atacante Preguinho (Fluminense) foi quem marcou o primeiro gol brasileiro em Copa do Mundo. Foi em 14 de junho de 1930, no jogo Brasil 1 x 2 Iugoslava.
Até a próxima.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.