Corredor de ônibus Norte-Sul será o maior de Ribeirão Preto

Corredor de ônibus Norte-Sul será o maior de Ribeirão Preto
Foto: Alexandre de Azevedo

27/04/2021

A finalidade dos corredores de ônibus para uma cidade é proporcionar mais mobilidade urbana à população no seu dia a dia. Em Ribeirão Preto, o corredor Norte-Sul será o maior em extensão, com cerca de 20 quilômetros, passando pelas principais avenidas da cidade, como Independência, Meira Júnior, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Mogiana, Thomaz Alberto Whately, Antônia Mugnatto Marincek entre outras.

As obras, que fazem parte do Programa Ribeirão Mobilidade, também contemplam a implantação de ciclovias nas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Cavalheiro Paschoal Innecchi e Mogiana. Com os 3,9 quilômetros de ciclovia da avenida Antônia Mugnatto Marincek, irá totalizar cerca de 8 quilômetros de ciclovia acompanhando o trajeto do corredor Norte-Sul.

Também serão implantados outros 4,5 quilômetros de ciclovia, saindo da avenida Cel. Fernando Ferreira Leite e seguindo pelas avenidas Luzitana e Casper Líbero até seu final.

Este projeto será diferenciado dos demais corredores, pois as paradas dos ônibus estarão localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, e terá faixas de rolamento exclusivas para os ônibus. Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente aqueles com dificuldades de mobilidade.

“Este é o corredor mais diferenciado que teremos na cidade, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais. Além disso, contará com botoeiras para pedestres e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito”, explica o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

As obras
O trecho 1 do corredor de ônibus Norte-Sul foi iniciado em janeiro de 2021, com investimento de R$ 23.997.875,14. A licitação da obra trouxe uma economia de 18,5% (R$ 5.455.043,02) aos cofres públicos frente ao investimento previsto inicialmente de R$ 29.452.918,16.

Com prazo de execução de 12 meses, o trecho 1 do corredor Norte-Sul é formado pelas avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife, que terá a implantação de uma ciclovia. A ilha central da avenida Thomaz Alberto será reduzida e será implantada uma galeria de água pluvial, que atualmente não existe na avenida.

Serão beneficiados entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público, principalmente de bairros como Jardim Jóquei Clube, Jardim Aeroporto, Jardim Porto Seguro, Vila Elisa, Parque Industrial Cel. Quito Junqueira, Vila Mariana e Quintino Facci I. Nos horários de pico, a avenida Thomaz Alberto Whately recebe por hora cerca de 2 mil veículos por sentido, enquanto a Recife recebe até mil também nos dois sentidos.

O trecho que fica no final da avenida Recife será a principal ligação com o corredor de ônibus da avenida Antônia Mugnatto Marincek, permitindo acesso direto entre as regiões.

Já os trechos 2 e 3 do corredor Norte-Sul foram iniciados em agosto de 2020 e terão 18 meses de execução da obra. Juntos, contarão com investimento de R$ 36.376.686,65, valor que teve uma economia de 28,32% (R$ 14.375.966,21) com a licitação da obra, diante do previsto inicialmente de R$ 50.752.652,86.

Este é o trecho mais longo do corredor Norte-Sul, passando pelas avenidas Independência, Meira Júnior, Cavalheiro Paschoal Innecchi e Mogiana. Mesmo não sendo parte do corredor Norte-Sul, será implantado uma ciclovia saindo da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, passando pelas avenidas Luzitana e Casper Líbero até seu final.

Serão beneficiados entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público, melhorando também o fluxo de veículos que nos horários de pico chegam a 1,5 mil por sentido da avenida Mogiana, dois mil na Cavalheiro Paschoal Innecchi, 2,2 mil na Meira Júnior e 3 mil na Independência.

O trecho 4 já possui o projeto executivo elaborado, esperando a licitação para início das obras. O valor previsto é de R$ 18.500.346,92 e a obra será realizada nas avenidas Independência, Lígia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Coronel Fernando Ferreira Leite.

Programa Ribeirão Mobilidade
O corredor de ônibus Norte-Sul faz parte de um total de 11 que estão sendo implantados em Ribeirão Preto pelo Programa Ribeirão Mobilidade, totalizando 56 quilômetros que percorrerão as principais avenidas do município.

A cidade conta com cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade licitadas e em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.

O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do Governo Federal e o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •