Curiosidades da Copa do Mundo de 1962
17/05/2018
1- O Brasil chegou ao Chile em 1962 como favorito, condição natural para quem havia sido campeão quatro anos antes. E contou com Garrinha, que fez de tudo e muito mais para dar o bicampeonato ao Brasil.
2- O Brasil realizou a seguinte campanha:
Oitavas de final
Vitória sobre o México, por 2 a 0, gols de Zagallo e Pelé.
Vitória contra a Espanha, por 2 a 1, com dois gols de Amarildo.
Empate com Tchecoslováquia em 0 a 0.
Quartas de final
Vitória de 3 a 1 sobre a Inglaterra, gols de Garrinha (2) e Vavá (1).
Semifinal
Vitória de 4 a 2 sobre o Chile, gols de Garrinha (2) e Vavá (2).
Final
A decisão aconteceu contra a Tchecoslováquia em 17 de julho no Estádio Nacional de Santiago, quando diante de um público de 60 mil pagantes, o Brasil venceu por 3 a 1, gols de Amarildo, Zilto e Vavá, com a seguinte formação: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos, Zito e Didi, Garrinha, Vavá, Amarildo e Zagallo. Técnico Moré Moreira.
3- Quando Pelé se contundiu na segunda partida do Brasil, contra a Tchecoslováquia, os adversários fizeram festa, mas aí veio Amarildo que deu conta do recado marcando gol decisivos e ganhando o apelido de “Possesso”.
4- O time titular do Brasil contava com cinco jogadores do Botafogo-RJ: Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo. Um recorde!
5- O atacante Masek da Tchecoslováquia marcou o gol mais rápido da história das Copas: 15 segundos, no jogo que sua seleção perdeu por 3 a 1 para o México.
6- O Chile foi o terceiro colocado ao vencer a Iugoslava por 1 a 0 em 16 de junho.
7- O artilheiro da competição foi o atacante Jerkovic, da Iugoslava, com cinco gols.
8- No mundial de 62, pela primeira vez, a população brasileira assistiu aos jogos pela TV, só que em vídeotape, com dois dias de atraso porque as fitas chegavam por avião.
Até a próxima.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.