Curiosidades da Copa do Mundo de 1998
1- Dizem que a decisão da Copa foi a glória da França, que comandada por Zidane aplica uma goleada impiedosa no Brasil e conquista o primeiro mundial da sua história com uma campanha impecável com 15 gols e 2 sofridos. Para o Brasil restou o consolo de vice campeão.
2- Nas semifinais tivemos:
7 de julho
Local: Narselha
Brasil 1 x 1 Holanda
Gol: Ronaldo Fenômeno
Penaltis: Brasil 4 x 2 Holanda
Público: 54 mil pagantes
8 de julho
Local: Saint-Denis
França 2 x 1 Croácia
Público: 76 mil pagantes
12 de julho (final)
Local: Saint-Denis
França 3 x 0 Brasil
Gols: Zidane (2) e Tetit (1)
Público: 80 mil pagantes
Nota:
Duas horas antes do início da decisão contra a França, o técnico Zagallo anunciou que Ronaldo Fenômeno não jogaria. Isso depois do atleta ter sofrido uma disposição à tarde, chegando a desmaiar na concentração. Edmundo seria o titular no ataque.
Ronaldo chegou a ir à uma clínica na região de Paris junto com o medido da delegação Lídio Toledo. E voltou 50 minutos antes da partida dizendo: “Eu quero jogar. Não posso ficar fora desta final”. Edmundo já estava no aquecimento quando soube que não jogaria. Todos sabiam que Ronaldo faria falta, porém, sem condições de jogo. E só jogou por ordem do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que disse a Zagallo: “Botam o Ronaldinho”. Resultado: Ronaldo sofreu outro desmaio no início do jogo e o Brasil perdeu para a França por 3 a 0.
3- Na disputa do terceiro lugar, em 11 de julho, em Paris, a Croácia venceu a Holanda por 3 a 1.
4- O artilheiro foi Sucker, da Croácia, com seis gols.
5- Jogo histórico em Lyon: Irã 2 x 1 Estados Unidos, pela fase inicial. Lembrando que os dois países se confrontaram em guerra. Público: 44 mil pagantes.
6- Absurdo: Nessa Copa foi batido o recorde de acréscimos dados pelos juízes em todos os jogos. Foram 355 minutos e 17 segundos, que daria para realizar mais quatro partidas.
7- Três técnicos foram demitidos por suas seleções durante a Copa. São eles: Bun Kun Cha (Coréia do Sul), Henry Kasperzasic (Tunísia) e o brasileiro Carlos Alberto Parreira (Arábia Saudita).
8- Nos final dos anos 1980, Pelé fez a previsão: “Até o ano 2000 uma seleção africana será campeã mundial”. E a Copa da França foi a última do século 20.
9- O Brasil participou de sete jogos. Foram 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. A seleção marcou 14 gols e sofreu 10. Enquanto que a França em sete jogos teve 5 vitórias e 2 empates, marcando 15 gols e sofre apenas 2.
- Imprima
esse Conteúdo - Envie para
um amigo