Curso sobre manejo de abelhas sem ferrão teve 250 participantes em Sertãozinho

Curso sobre manejo de abelhas sem ferrão teve 250 participantes em Sertãozinho
Foto: Divulgação

04/05/2023

A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, apoiou a sexta edição do “6º Curso prático de manejo de abelhas urbanas nativas sem ferrão”, realizado no último sábado (29) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus de Sertãozinho. Uma realização da Associação dos Criadores de Abelhas do Nordeste Paulista (ACANP), o evento também contou com a parceria da Associação Natureza Viva e APIMELO.

As 250 pessoas participantes, vindas de várias cidades e até de outros estados, vivenciaram ao longo do dia oficinas sobre a produção de mel a partir do manejo de abelhas urbanas nativas sem ferrão, com confecção de iscas, preparação de atrativos, transferência de enxames e multiplicações. Na oportunidade foi alertado para os participantes sobre a necessidade da legalização da atividade nos departamentos ambientais.

Houve também sorteios de brindes e uma feira de produtos das abelhas, como própolis, ceras, pólen e vários tipos de mel de diferentes floradas, além de outros produtos relacionados às abelhas.

CRIAÇÃO DE ABELHAS
O Viveiro de Mudas de Sertãozinho, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, conta com um meliponário, nome dado ao ambiente com várias colmeias onde vivem abelhas sem ferrão. Essas abelhas são provenientes de resgates realizados pela Divisão de Controle de Vetores, através de técnicas específicas e do correto manejo.

Segundo o diretor do local, José Osvaldo Capelotto, o Viveiro também tem o objetivo de promover o desenvolvimento controlado de mudas de espécies vegetais nativas e exóticas, indispensáveis ao reflorestamento e à conservação ambiental local e regional, inclusive para a proliferação de abelhas nativas.

O Viveiro Municipal fica à rua Joaquim Pereira da Silva, 330 – Jardim Recreio dos Bandeirantes. Para agendar uma visita, entre em contato pelo telefone: (16) 3491-3366. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •