Departamento de Odontologia e Santa Casa firmam parceria para cirurgias em pacientes especiais

Departamento de Odontologia e Santa Casa firmam parceria para cirurgias em pacientes especiais
Equipe do Departamento de Odontologia da Prefeitura, que conta com especialistas no atendimento a pacientes especiais e na área de cirurgia bucomaxilofacial. Da esquerda para a direita: as dentistas Elis Cristina de Souza, Maura Sodré Pesse, Mariama Genti

24/05/2019

A Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu uma parceria com a Santa Casa de Sertãozinho para a realização de tratamentos odontológicos em pacientes com deficiência, no centro cirúrgico da instituição. “Para fins de assistência odontológica, entende-se por paciente especial todo indivíduo que apresente desvios de normalidade de ordem mental, física, sensorial, de comportamento e/ou de crescimento tão acentuados a ponto de não se beneficiar de programas rotineiros de assistência”, explica Cláudia Toledo, diretora do Departamento de Odontologia do município.

A Organização Mundial da Saúde exige que haja setores, pessoal e serviços especializados capazes de atender às necessidades específicas desses pacientes, para que possam usufruir de uma boa saúde bucal. De acordo com Cláudia, como o conceito de paciente especial é bastante amplo, muitos requerem atenção odontológica diferenciada, mas a maior parte pode ser atendida em consultórios ou nas Unidades Básicas de Saúde.

“A realização do tratamento odontológico, quando possível, deve ser ambulatorial com a participação de equipe multiprofissional e interdisciplinar”, relata a diretora do Departamento de Odontologia. E expõe: “isso diminui consideravelmente os riscos inerentes à hospitalização e da administração dos agentes anestésicos gerais, como também dos custos totais desse procedimento”.

Ela informa que a anestesia geral é um recurso que, em alguns casos, pode ser usado para o tratamento odontológico de pacientes com necessidades especiais. A decisão de partir para esse procedimento, porém, deve ser muito bem avaliada e levar em consideração a dificuldade de atendimento a esses usuários, muitas vezes acentuada por suas limitações comportamentais. “Há sempre riscos na aplicação da anestesia geral. Os benefícios devem superar esses riscos. Portanto, só deve ser feita em último caso”, Cláudia alerta.

O Departamento de Odontologia do município tem, aproximadamente, 20 casos em análise e priorização para atendimento cirúrgico ainda nesse ano. Diante dessa necessidade, no último dia 8 foi realizado o primeiro atendimento a pacientes especiais no centro cirúrgico na Santa Casa de Sertãozinho. Em contrapartida, a Prefeitura adquiriu um equipamento adaptado (equipo móvel cart e aparelho de ultrassom com profilaxia acoplado) fabricado pela Dabi Atlante, exclusivamente para esses atendimentos. O investimento foi de cerca de R$ 16 mil.

É importante dizer que, além das avaliações odontológicas, todos os pacientes passam por exames pré-operatórios e avaliações médicas antes de serem submetidos à cirurgia. “Muitos dos pacientes, além de necessidades especiais, possuem outras comorbidades, como problemas cardíacos, por exemplo”, explica Cláudia.

Os atendimentos no centro cirúrgico da Santa Casa acontecerão toda primeira quarta-feira de cada mês. A prioridade será para aqueles que têm maior necessidade, e a quantidade de atendimentos em cada dia variará com a complexidade dos casos. Caso aumente a demanda, a Santa Casa vai analisar a possibilidade de aumentar a disponibilidade do centro cirúrgico.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •