Dia “D” contra a dengue coleta mais de 30 toneladas de resíduos

Dia “D” contra a dengue coleta mais de 30 toneladas de resíduos
Foto: Divulgação

A ação percorreu os bairros Jardim Alvorada e região do Alto do Ginásio, abrangendo mais de 30 mil domicílios

04/03/2024

Na manhã do último sábado, 2 de março, a Prefeitura de Sertãozinho realizou o Dia “D” contra a dengue, uma ação intersecretarial, que envolveu a participação das secretarias de Saúde; Meio Ambiente e Agricultura; Governo; Obras, Conservação e Serviços Públicos; e Segurança Pública e Trânsito.

O mutirão foi realizado nos bairros de Sertãozinho com maior quantidade de casos positivos no município: o Jardim Alvorada e a região do Alto do Ginásio, incluindo os bairros Alexandre Balbo, São Sebastião, Eldorado, Santa Paula, Alto Alegre e Jardim Belo Horizonte.

A ação mobilizou 15 caminhões e 86 trabalhadores braçais, que recolheram 32,04 toneladas de materiais inservíveis. Os resíduos foram levados em 17 viagens à Esal Empreendimentos e Soluções Ambientais. Além disso, 27 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de controle de vetores visitaram 3.329 imóveis fazendo a busca ativa de criadouros nas residências e orientando os munícipes sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Durante todo o período em que aconteceu o mutirão, a Guarda Civil Metropolitana deu apoio com uma equipe de 20 GCMs.

CASOS EM 2024
Desde o início do ano até hoje, foram registradas 1.000 notificações de casos suspeitos de dengue. Porém, apenas 51 foram confirmados. “Mesmo com baixa incidência, foi muito importante a realização do mutirão como forma de prevenir a proliferação da doença, que pode se espalhar rapidamente devido ao curto período de duração do ciclo reprodutivo do mosquito”, informa Fábia Tolvo, diretora da Vigilância em Saúde.

É importante destacar que a melhor forma de prevenir a dengue é evitando os criadouros do mosquito, que deposita seus ovos em água limpa e parada. Por isso, não deixe expostos objetos que acumulem água, como garrafas, baldes, potes sem tampa, pneus, entre outros e verifique semanalmente locais de possíveis criadouros.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •