"É preciso punir os tutores que abandonam seus animais", diz vereadora Maria Vira-Lata ao sugerir proposta ao Executivo

"É preciso punir os tutores que abandonam seus animais", diz vereadora Maria Vira-Lata ao sugerir proposta ao Executivo
Foto: Luciano André / O Pinga Fogo

14/06/2022

De um lado há a irresponsabilidade de alguns cidadãos. Do outro lado, há a necessidade da Administração Municipal executar uma fiscalização mais assertiva quando o assunto é "animais de grande porte que se encontram abandonados", em Sertãozinho e em Cruz das Posses.

De fato, o universo animal é vasto e complexo. Mas, para a vereadora Maria José Pereira (Maria Vira-Lata), essa pauta precisa ser prioridade, já que ela sempre menciona, nas sessões e entrevistas, uma frase que virou sua marca registrada: "todas as vidas importam!".

Assim, recentemente, na Câmara, a vereadora apresentou uma propositura sobre a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender os animais de grande porte como, por exemplo, bovinos, equinos, asininos e muares, entre outros.

"Infelizmente, são frequentes as denúncias de animais de grande porte abandonados em vias públicas. A maioria deles encontra-se desnutridos, doentes e em estado aparente de sofrimento, e a permanência desses, em locais assim, pode acarretar terríveis acidentes. Portanto, necessitamos urgentemente de um local apropriado, para que esses animais sejam levados, cuidados, castrados e microchipados. Necessitamos, também, de fiscalizações ativas objetivando também a punição dos tutores que abandonam tais animais deixando-os à mercê da morte", pontuou Maria.

A vereadora destacou, ainda, que "apesar do município promover o recolhimento de muitos desses animais, são frequentes as reincidências de abandono. Ou seja, o proprietário é identificado e penalizado, mas, ao pagar a multa, tem o seu animal liberado e novamente volta a abandoná-lo".

"Não podemos mais admitir situações assim. Quem já teve coragem de abandonar um animal, de qualquer espécie, certamente o fará novamente. Por isso, além da multa, necessitamos de ações efetivas que garantam que tutores irresponsáveis não tenham a chance de sacrificar outros animais", concluiu Maria.

Após ser lida em sessão, a proposta seguiu para análise do Executivo que, nos próximos dias, dará uma devolutiva à Casa de Leis.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •